Acompanhe o que vem sendo publicado na imprensa sobre a cultura indígena e a atuação do Museu do Índio na divulgação de uma visão inovadora sobre esses povos.
O OLHAR PRECIOSO DE DARCY RIBEIRO - Mostra de 50 fotografias inéditas, que integra a série de eventos Brasilidade, apresenta imagens dos povos Kadiwéu, Ofayé-Xavante e Urubu-Ka’apor realizadas pelo antropólogo Darcy Ribeiro e pertencentes ao Museu do Índio. CAIXA Cultural Rio de Janeiro, Av. Almirante Barroso, 25, Sobreloja, Centro (2544-4080). 3ª a sáb., das 10h às 22h; dom., das 10h às 21h. Grátis. Até 30 de dezembro.
Jornal do Brasil
A aldeia Ikpeng Moygu, no Parque Indígena do Xingu, está em festa. Os velhos andam animados, de lado pra outro. Crianças esfuziantes - algumas apenas tratam o cotidiano como mais um dia de brincadeira. Adultos em corre-corre para que tudo esteja certo como planejam.
Fim de ano no Xingu. Muita gente enfeitada, corpos pintados, plumas sofisticadas, colares. Vozes afiadas pros cantos. E nesse último final de semana, um evento especial: a inauguração de um museu na aldeia, a Mawo - Casa de Cultura Ikpeng. Uma parceria da Associação Indígena Moygu Comunidade Ikpeng com o Instituto Catitu - Aldeia em Cena e o Museu do Índio/Funai, financiado pela Petrobras.
O presidente Lula e o presidente do Uruguai, José Mujica, participaram juntos, na tarde desta segunda-feira (6), da cerimônia de inauguração do Memorial Darcy Ribeiro, na Universidade de Brasília (UnB) – batizado de “Beijódromo” pelo próprio antropólogo. O edifício abrigará a obra de Darcy, fundador e primeiro reitor da UnB. “Darcy Ribeiro está de volta a Brasília e cada vez mais presente na vida dos brasileiros e brasileiras e dos nossos irmãos da América Latina”, disse o presidente Lula.
Diretores falam sobre o trabalho, que só é possível graças ao projeto Vídeo nas aldeias, de Vincent Carelli.
Existe um cinema novíssimo: os filmes feitos pelos cineastas indígenas. São documentários sobre o cotidiano das aldeias, memórias das comunidades, eventos importantes das tribos. Que vêm recebendo prêmios no Brasil e no exterior. Movimento que, no Brasil, data do fim dos anos 1990 e teve como berço o projeto Vídeo nas aldeias. Mas, no mundo, surgiu a partir do fim dos anos 1970, com trabalhos na Nova Zelândia, Austrália, Canadá, Alasca, México, Bolívia, realizados basicamente pela primeira geração de índios que frequentou a escola, a cidade e a universidade.