Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

Museu do Índio

Página Inicial > O Museu > Unidades

Unidades

Centro Cultural IKUIAPÁ - CCI-MI

O Centro Cultural Ikuiapá-Cuiabá é um dos principais espaços dedicados à promoção e salvaguarda do patrimônio cultural indígena.

Com uma reserva técnica da ordem de 2000 objetos, um Setor de Documentação, uma Biblioteca especializada na temática indígena e uma galeria de arte, este espaço é uma referência aos índios e à população local interessada na cultura indígena. Fica localizado no coração do centro histórico de Cuiabá.
Endereço: Rua Barão de Melgaço 3.944, Bairro Centro Norte, Cuiabá, Mato Grosso. Tel. (65) 3624-2437

Centro Audiovisual - CAud-MI

O centro cultural indígena de formação audiovisual, de Goiânia, oferece à comunidade uma série de atividades artístico-culturais, como exposições de arte indígena , exibição de filmes, workshops de fotografia étnica, pintura indígena, lançamentos de livros entre outras. Estes eventos têm o objetivo de mostrar o Centro Cultural também como pólo irradiador de cultura indígena. 

Endereço: Avenida Leopoldo Bulhões, quadra 01/ lotes 01, 05 – Setor Pedro Ludovico – GO.

Veja o projeto:

Projetos centro formacao audiovisual guaias1Projetos centro formacao audiovisual guaias2Projetos centro formacao audiovisual guaias3Projetos centro formacao audiovisual guaias4Projetos centro formacao audiovisual guaias5Projetos centro formacao audiovisual guaias6Projetos centro formacao audiovisual guaias7
O Centro de Formação Audiovisual Guaiás terá por objetivo ser o pólo irradiador da cultura indígena e dar visibilidade às atividades artístico-culturais dessas populações. Visa ainda, tornar-se um centro de referência nacional sobre a arte audiovisual desenvolvida pelos indígenas, que terá, certamente, impacto e repercussão em todo o Brasil e no exterior.

A Fundação Nacional do Índio, Funai, dispõe atualmente, na cidade de Goiânia, de um imóvel, que foi construído há mais de 40 anos para abrigar a Casa de Atendimento de Saúde aos Índios dos estados do Mato Grosso, Goiás e Tocantins, assumindo, posteriormente, a sede da Administração Executiva Regional de Goiânia. O imóvel está situado à Avenida Leopoldo de Bulhões, Qd. 01 - Lotes 01/05 - Setor Pedro Ludovico, bairro central da cidade e possui três unidades, além da construção do Prédio multiuso para o Auditório/Cinema, totalizando 956,65 m².

Em função de constantes demandas dos povos indígenas para capacitação em produção, edição e finalização de produtos audiovisuais sobre suas atividades e práticas culturais, o Museu do Índio propôs a criação de um Centro de Formação Audiovisual Guaiás neste espaço, visando contribuir para a formação de indígenas nesta área e atendendo aos seus objetivos mais amplos de registro e documentação das expressões indígenas contemporâneas, no âmbito do Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas, em desenvolvimento no Museu do Índio.

Assim, o Centro de Formação Audiovisual Guaiás foi criado pelo Decreto 7.778 de 27 de julho de 2012. Para a adequação às necessidades de um espaço moderno e bem equipado para sediar esta proposta, está previsto um amplo projeto paisagístico e a reforma do prédio, sendo seus projetos já concluídos e incorporados às características da sustentabilidade. As salas do Auditório, Cinema e Exposição contarão com acústica e climatização adequada às normas para preservação do material exposto e para as apresentações.

A localização do Centro de Formação Audiovisual Guaiás na cidade de Goiânia vem atender não somente ao propósito de estar em uma região central e próxima às terras indígenas do centro oeste e do norte; denota, sobretudo, a proposta de estimular culturalmente esta cidade, que revela sua vocação como um pólo do cinema sobre meio ambiente, considerando a realização do Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA), no mês de junho, e o Festival Nacional do Cinema Nacional de Goiânia (FESTCINE).
O Centro de Formação Áudiovisual Guaiás terá por objetivo ser o pólo irradiador da cultura indígena e dar visibilidade às atividades artístico-culturais dessas populações. Visa ainda, tornar-se um centro de referência nacional sobre a arte audiovisual desenvolvida pelos indígenas, que terá, certamente, impacto e repercussão em todo o Brasil e no exterior.

Lojas

Rio de Janeiro
Galeria Índio e Arte/ Museu do Índio
Rua das Palmeiras, 55 - Botafogo