Por que 19 de abril é o Dia do Índio?
Aprenda mais sobre esta e outras questões relacionadas à cultura indígena.
Em 2016, o Museu do Índio completou sessenta e três anos de atuação no campo da preservação da memória e do patrimônio dos povos indígenas no Brasil.
Carlos Augusto da Rocha Freire
Antropólogo, Coordenador de Divulgação Científica do Museu do Índio
Senador, Vice-Governador, Ministro. O antropólogo Darcy Ribeiro viveu momentos importantes da história do Brasil, mas foi na vivência com os índios que ele construiu o sentido de sua vida, uma alma romântica a guiar suas lutas pelo povo brasileiro.
Renata Curcio Valente
Antropóloga e Economista
SEESP/CODIC/Museu do Índio
Muitos professores do ensino fundamental e médio, diante do desafio de trabalhar sobre as temáticas indígenas em sala de aula, desconhecem as inúmeras possibilidades que os acervos do Museu do Índio representam.
Renata Curcio Valente
Pesquisadora do Serviço de Estudos e Pesquisas/CODIC/MI
Para aqueles que acham que o cinema é uma arte exclusiva aos intelectuais ou programa de entretenimento para jovens urbanos, o povo indígena Xavante (autodenominados A´uwe), que vive atualmente em terras indígenas no leste do estado de Mato Grosso, mostra que a sétima arte é para todos. Compreendem a sétima arte em seu amplo sentido, como um discurso sobre história e memória e como linguagem e imaginário na construção de cenários futuros.
Adaptação de texto
Sheila Maria Guimarães de Sá,
Pesquisadora Serviço de Estudos e Pesquisas/CODIC/MI
"A embaúba, tuthi, é a fibra-mãe porque é mágica. Pode fazer com que mulheres se transformem em sucuris, produzir abelhas, realizar caças e tecer caminhos que chegam até as aldeias celestes"