Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

Museu do Índio - Serviços

Página Inicial > Visitas > Atendimento

Atendimento

AVISO: NO MOMENTO, O MUSEU DO ÍNDIO ESTÁ FECHADO À VISITAÇÃO DEVIDO A OBRAS para garantir a sua SEGURANÇA.

Escolas

- Cada espaço  expositivo do Museu  do  Índio tem um projeto  educativo que visa,  a partir da temática exposta, propor  conceitos de   diversidade cultural, identidade e mostrar  a contemporaneidade dos povos  indígenas. Professores e  alunos participam, se desejarem,  de  atividades  de acolhida.

- As visitas devem ser agendadas, mediante marcação prévia por telefone ou  email com a antecedência mínima de duas semanas. Todas as marcações têm de ser obrigatoriamente confirmadas pelo Serviço de Atividades Culturais.

Informações nos telefones (21) 2536-4041, 2536-4042, 2536-4043 ou  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Importante saberr:

- O Museu  recebe  alunos e professores de todos os segmentos em  grupos de  no máximo  40 pessoas, por  horário. Se seu  grupo for maior, agende  horários  consecutivos.

- O Museu  do  Índio  pede que a cada dez crianças, haja um acompanhante.

- Verifique a programação e  agende sua visita.

- O Museu  do Índio não  disponibiliza  transporte.

- Agendamento: deve ser  feito até quinze dias  antes da data proposta, através do  site, preenchendo  o  formulário ( link ) . Dia e horas marcados serão  confirmados  pelo Serviço de  Atividades Culturais através de  email onde  será fornecido o número do  agendamento e instruções  para a  visita. Tenha certeza de preencher  todos os  campos. Para mais informações  ligue para  (21) 2536-4041, 2536-4042, 2536-4043 ou  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Outros Grupos

Grupos  entre 10 e 40 pessoas podem, se desejarem, agendar visita para participar das atividades oferecidas. O agendamento deve ser feito com até quinze dias  antes da data proposta.  Para mais informações entre em contato com o Serviço de  Atividades Culturais: (21) 2536-4041, 2536-4042, 2536-4043 ou  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

        - Portadores  necessidades  especiais  -

O Museu do Índio está preparado para receber portadores de necessidades especiais, possuindo cadeira de acesso, áudio descrição e  versão em libras da exposição principal, disponíveis no Espaço Índio e  Arte.

Grupos podem agendar  sua visita pelos telefones  (21) 2536-4041, 2536-4042, 2536-4043 ou  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acervo Bibliográfico - Biblioteca Marechal Rondon

Vista lateral do Museu do ÍndioNa nossa Base de Dados, você poderá consultar o índice das publicações sobre Etnologia Indígena, Antropologia e áreas afins que constam na Biblioteca. Informações pelos telefones (21) 2536-4038, 2536-4037 ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

→ A consulta aos livros só pode ser feita na própria Biblioteca.

→ Empréstimos permitidos somente entre bibliotecas cadastradas.

Acervo Etnográfico

Você poderá consultar a Base da Dados para obter informações acerca das 16.852 peças que compõem o acervo etnográfico do Museu do Índio e que estão disponíveis para pesquisa.

→ Para fazer sua pesquisa no Museu é preciso agendar dia e hora pelo telefone (21) 2436-4045 ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

→ Para fotografar, filmar e emprestar peças do acervo permanente você deve obter autorização mediante apresentação dos seguintes documentos:

1) solicitação por escrito à Direção do Museu do Índio;

2) projeto ou plano de trabalho, apresentando objetivos e justificativas;

3) documento que comprove a ligação do usuário/pesquisador com alguma instituição.

→ O empréstimo de peças do acervo permanente só é feito a instituições.

→ Qualquer que seja o uso dado às peças durante o período de empréstimo, é obrigatório o crédito ao Museu do Índio.

Acervo Audiovisual

Todo o material do acervo audiovisual encontra-se disponível para pesquisa e também pode ser acessado por meio da Base de Dados. São 68.217 documentos de diferentes povos indígenas de todo o território brasileiro.

Fotos: A requisição de cópias e a cessão das imagens devem ser solicitadas por escrito à Coordenação de Patrimônio Cultural. Cópias fotográficas são fornecidas após avaliação técnica das condições do material.

Consulte a tabela de preços para reprodução, ampliação e cessão de direitos de imagens.

Vídeos: Cessão de imagens de filmes e/ou vídeos cujos direitos sejam do Museu do Índio somente mediante solicitação por escrito à Direção do Museu do Índio. Na utilização de imagem (ns) do acervo é obrigatório o crédito em nome do Museu do Índio/FUNAI, conforme Lei nº 5.988, de 14 de dezembro de 1973.

Além da Base de Dados, a pesquisa pode ser realizada pessoalmente na Biblioteca do Museu, à Rua das Palmeiras 55, em Botafogo (RJ).

Solicite mais informações sobre cessão de imagens e valores correspondentes pelo telefone (21) 2536-4045 ou e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Acervo Textual

Tal acervo constitui um total de 226.227 documentos, ou 794.836 páginas, totalmente organizados e acessíveis na Base de Dados do Museu. A consulta também pode ser feita, pessoalmente, a partir de microfilmes disponibilizados na Biblioteca Marechal Rondon, à Rua das Palmeiras 55, em Botafogo (RJ).

O atendimento às solicitações de cópias em papel ficará condicionado à disponibilidade de pessoal para sua realização. Nesse caso, além do custo por página, serão cobradas as taxas de postagem. A publicação do material reproduzido implicará na atribuição do crédito ao Museu do Índio/FUNAI.

Consulte a tabela de preços para reprodução de documentos no telefone (21) 2536-4046 ou e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .