- Cada espaço expositivo do Museu do Índio tem um projeto educativo que visa, a partir da temática exposta, propor conceitos de diversidade cultural, identidade e mostrar a contemporaneidade dos povos indígenas. Professores e alunos participam, se desejarem, de atividades de acolhida.
- As visitas devem ser agendadas, mediante marcação prévia por telefone ou email com a antecedência mínima de duas semanas. Todas as marcações têm de ser obrigatoriamente confirmadas pelo Serviço de Atividades Culturais.
Informações nos telefones (21) 2536-4041, 2536-4042, 2536-4043 ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Importante saberr:
- O Museu recebe alunos e professores de todos os segmentos em grupos de no máximo 40 pessoas, por horário. Se seu grupo for maior, agende horários consecutivos.
- O Museu do Índio pede que a cada dez crianças, haja um acompanhante.
- Verifique a programação e agende sua visita.
- O Museu do Índio não disponibiliza transporte.
- Agendamento: deve ser feito até quinze dias antes da data proposta, através do site, preenchendo o formulário ( link ) . Dia e horas marcados serão confirmados pelo Serviço de Atividades Culturais através de email onde será fornecido o número do agendamento e instruções para a visita. Tenha certeza de preencher todos os campos. Para mais informações ligue para (21) 2536-4041, 2536-4042, 2536-4043 ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
Grupos entre 10 e 40 pessoas podem, se desejarem, agendar visita para participar das atividades oferecidas. O agendamento deve ser feito com até quinze dias antes da data proposta. Para mais informações entre em contato com o Serviço de Atividades Culturais: (21) 2536-4041, 2536-4042, 2536-4043 ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
- Portadores necessidades especiais -
O Museu do Índio está preparado para receber portadores de necessidades especiais, possuindo cadeira de acesso, áudio descrição e versão em libras da exposição principal, disponíveis no Espaço Índio e Arte.
Grupos podem agendar sua visita pelos telefones (21) 2536-4041, 2536-4042, 2536-4043 ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
Na nossa Base de Dados, você poderá consultar o índice das publicações sobre Etnologia Indígena, Antropologia e áreas afins que constam na Biblioteca. Informações pelos telefones (21) 2536-4038, 2536-4037 ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
→ A consulta aos livros só pode ser feita na própria Biblioteca.
→ Empréstimos permitidos somente entre bibliotecas cadastradas.
Você poderá consultar a Base da Dados para obter informações acerca das 16.852 peças que compõem o acervo etnográfico do Museu do Índio e que estão disponíveis para pesquisa.
→ Para fazer sua pesquisa no Museu é preciso agendar dia e hora pelo telefone (21) 2436-4045 ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
→ Para fotografar, filmar e emprestar peças do acervo permanente você deve obter autorização mediante apresentação dos seguintes documentos:
1) solicitação por escrito à Direção do Museu do Índio;
2) projeto ou plano de trabalho, apresentando objetivos e justificativas;
3) documento que comprove a ligação do usuário/pesquisador com alguma instituição.
→ O empréstimo de peças do acervo permanente só é feito a instituições.
→ Qualquer que seja o uso dado às peças durante o período de empréstimo, é obrigatório o crédito ao Museu do Índio.
Todo o material do acervo audiovisual encontra-se disponível para pesquisa e também pode ser acessado por meio da Base de Dados. São 68.217 documentos de diferentes povos indígenas de todo o território brasileiro.
Fotos: A requisição de cópias e a cessão das imagens devem ser solicitadas por escrito à Coordenação de Patrimônio Cultural. Cópias fotográficas são fornecidas após avaliação técnica das condições do material.
Consulte a tabela de preços para reprodução, ampliação e cessão de direitos de imagens.
Vídeos: Cessão de imagens de filmes e/ou vídeos cujos direitos sejam do Museu do Índio somente mediante solicitação por escrito à Direção do Museu do Índio. Na utilização de imagem (ns) do acervo é obrigatório o crédito em nome do Museu do Índio/FUNAI, conforme Lei nº 5.988, de 14 de dezembro de 1973.
Além da Base de Dados, a pesquisa pode ser realizada pessoalmente na Biblioteca do Museu, à Rua das Palmeiras 55, em Botafogo (RJ).
Solicite mais informações sobre cessão de imagens e valores correspondentes pelo telefone (21) 2536-4045 ou e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
Tal acervo constitui um total de 226.227 documentos, ou 794.836 páginas, totalmente organizados e acessíveis na Base de Dados do Museu. A consulta também pode ser feita, pessoalmente, a partir de microfilmes disponibilizados na Biblioteca Marechal Rondon, à Rua das Palmeiras 55, em Botafogo (RJ).
O atendimento às solicitações de cópias em papel ficará condicionado à disponibilidade de pessoal para sua realização. Nesse caso, além do custo por página, serão cobradas as taxas de postagem. A publicação do material reproduzido implicará na atribuição do crédito ao Museu do Índio/FUNAI.
Consulte a tabela de preços para reprodução de documentos no telefone (21) 2536-4046 ou e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .