O Museu do Índio, da Fundação Nacional do Índio/ Ministério da Justiça, é uma instituição governamental que presta serviço à sociedade, a partir de uma proposta de trabalho baseada na parceria com os povos indígenas.
As atividades e projetos desenvolvidos pela instituição com as sociedades indígenas, assim como o apoio técnico às iniciativas indígenas de registro de suas línguas e aspectos de suas culturas, constituem eixos fundamentais que perpassam todas as ações do programa de trabalho do Museu do Índio.
Sempre visando a qualidade dos serviços prestados à população, o Museu do Índio tem adotado estratégias de comunicação com o público. Para tanto a instituição investe na informatização e na criação de novos espaços, como o Museu das Aldeias e o Muro do Museu. Essas ações ampliam os meios de acesso e o contato de visitantes, remotos e locais, com as diferentes formas de expressão e saberes das sociedades indígenas no Brasil.
Nossos projetos buscam associar entretenimento e educação, o que faz da instituição uma referência para pesquisadores e interessados nas questões indígenas, contribuindo com significativos avanços para o campo de museus etnográficos brasileiros.
Instaladas nas salas do andar superior do prédio central/Casarão do Museu, com recursos multimídia e ambientações cenográficas essas mostras apresentam peças representativas do universo indígena brasileiro.
Abrangendo principalmente registros fotográficos e ambientações, as mostras são montadas periodicamente no Espaço Museu das Aldeias, no Muro do Museu e nos Jardins do Museu.
Realizadas em centros e espaços culturais e científicos de todo o país.
Exibição de filmes e vídeos realizados por cineastas índios e não índios.
Kits para escolas das redes pública e particular, bem como instituições culturais
Para grupos de, no mínimo, 10 pessoas.
Cursos de atualização para professores
Dimensões das Culturas Indígenas(anual) - Curso de atualização para o público em geral
Catálogos, livros, jornal Museu ao Vivo e outras publicações especializadas
Biblioteca e Marechal Rondon
Disponibiliza 16 mil publicações sobre Etnologia Indígena, Antropologia e áreas afins para estudantes, pesquisadores e público em geral.
O acervo, que está disponível para pesquisa na Base de Dados ou no próprio museu.
O material do acervo encontra-se disponível para pesquisa, podendo também ser acessado pela Base de Dados.
O material está acessível na Base de Dados. A consulta também pode ser feita pessoalmente. Faz parte do acervo, a documentação do Fundo SPI, que foi incluído em 2008 no Programa Memória do Mundo da UNESCO.
Comercialização de arte indígena - peças em cerâmica, cestaria e objetos em madeira, além de livros e mídias digitais.
Canal de comunicação do Museu do Índio com o público. Por meio deste serviço é possível obter informações, tirar dúvidas, deixar sugestões e reclamações. O serviço está disponível no site antigo.museudoindio.gov.br
Interação com o público no Twitter, Facebook e Orkut
O casarão onde se localiza o Museu do Índio, no bairro de Botafogo, foi tombado como patrimônio de preservação cultural. Na parte superior do prédio está o principal espaço expositivo da instituição, cujo o acesso se dá por meio de duas escadas e uma plataforma. A acessibilidade aos portadores de necessidades especiais é garantida por meio de equipamento específico para este público.
Além disso, os jardins do museu têm terreno nivelado para atender os visitantes com dificuldades de locomoção .
As exposições levam em conta, na sua concepção, a questão da acessibilidade disponibilizando áudio guias para pessoas de baixa visão.
O site do Museu do Índio também atende aos portadores de necessidades especiais, utilizando fontes e estrutura de páginas apropriadas para atender a este público em particular .
O Museu do Índio possui fraldário, sanitário para crianças e para os portadores de necessidades especiais.
Todos os setores do Museu do Índio possuem placas indicativas das unidades de atendimento.