PROJETO MUSEU DO ÍNDIO VIAJANDO
Em parceria com os povos indígenas, o Museu do Índio - MI, da Fundação Nacional do Índio – FUNAI, registra o conhecimento produzido pelos povos indígenas do Brasil de natureza material e imaterial, preservando e disponibilizando acervos sob a sua guarda.
Entre as atividades desenvolvidas pelo MI, relativas à promoção e divulgação das culturas indígenas, destacamos os projetos itinerantes com as seguintes mostras fotográficas :
Guarani Mbya - Ojapo Porã’i – Nosso fazer bonito
A exposição reúne 20 painéis fotográficos e 06 painéis de textuais do povo Guarani Mbya , habitante das Terras Indígenas Rio Pequeno, Araponga, Arandu-Mirin, Parati-Mirin, Bracuí e Camboinhas, situadas no Estado do Rio de Janeiro. Mostra original realizada em 2009 no Espaço Muro do Museu. Curadoria original de Elizabeth Pissolato. Adaptação para itinerâncias do Serviços de Atividades Culturais – SEAC/MI em 2013.
Maxakali - “Imagemcorpoverdade”
A exposição reúne 20 painéis fotográficos e 06 painéis de textuais do povo Tikmũ’ũn, habitantes de quatro Terras Indígenas localizadas no Nordeste do Estado de Minas Gerais. Mostra original realizada em 2010 no Espaço Muro do Museu. Curadoria original de Rosângela Pereira de Tugny . Adaptação para itinerâncias do Serviços de Atividades Culturais – SEAC/MI em 2013.
Karajá - “Tyytarasana”
A exposição reúne 20 painéis fotográficos e 06 painéis de textuais do povo Iny, revelando vários aspectos da rica cultura imaterial e material dos Iny e diversos momentos de interação com seus ancestrais. Curadoria original de Chang Whan. Adaptação para itinerâncias do Serviços de Atividades Culturais – SEAC/MI em 2013.