Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

Museu do Índio - Educativo

Página Inicial > Educativo > Museu do Índio Viajando

Mostras Itinerantes

PROJETO MUSEU DO ÍNDIO VIAJANDO

 Em parceria com os povos indígenas, o Museu do Índio - MI, da Fundação Nacional do Índio – FUNAI, registra o conhecimento produzido pelos povos indígenas do Brasil de natureza material e imaterial, preservando e disponibilizando acervos sob a sua guarda.

 Entre as atividades desenvolvidas pelo MI, relativas à promoção e divulgação das culturas indígenas, destacamos os  projetos  itinerantes  com as seguintes   mostras fotográficas :

 Guarani Mbya - Ojapo Porã’i – Nosso fazer bonito

A exposição reúne 20 painéis fotográficos e 06 painéis de textuais do povo Guarani Mbya , habitante das Terras Indígenas Rio Pequeno, Araponga, Arandu-Mirin, Parati-Mirin, Bracuí e Camboinhas, situadas no Estado do Rio de Janeiro. Mostra original realizada em 2009 no Espaço Muro do Museu. Curadoria original de  Elizabeth Pissolato. Adaptação para itinerâncias do Serviços de Atividades Culturais – SEAC/MI em 2013.

 Maxakali - “Imagemcorpoverdade”

A exposição reúne 20 painéis fotográficos e 06 painéis de textuais do povo Tikmũ’ũn, habitantes de quatro Terras Indígenas localizadas no Nordeste do Estado de Minas Gerais. Mostra original realizada em 2010 no Espaço Muro do Museu. Curadoria original de  Rosângela Pereira de Tugny . Adaptação para itinerâncias do Serviços de Atividades Culturais – SEAC/MI em 2013.

Karajá -  “Tyytarasana”

A exposição reúne 20 painéis fotográficos e 06 painéis de textuais do povo   Iny, revelando vários aspectos da rica cultura imaterial e material dos Iny e diversos momentos de interação com seus ancestrais. Curadoria original de  Chang Whan. Adaptação para itinerâncias do Serviços de Atividades Culturais – SEAC/MI em 2013.