Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

Museu do Índio - Parceria

Programas

Índio no Museu

Iny Mahãdu Os Karajá - 2011
Tikmun´un Os Maxakali - 2010
Os Guarani Mbya – 2009
Os Ashaninka – próximo evento em Abril 2013
Como resultado das ações desenvolvidas no Programa "Índio no Museu" acontece no museu um grande evento com os Povos Indígenas que integra os espaços expositivos da instituição – Museu das Aldeias, Muro do Museu, varanda do Museu e Galeria de Arte Indígena - com uma mesma temática. A proposta, baseada na parceria direta com os índios, é a documentação da sua cultura com foco na cultura material e no processo de produção de bens.

O PROGRAMA Completo – saiba mais ( PDF)

Índio e Arte

O Museu do Índio – Funai está implantando o programa Indioearte que foca a salvaguarda do patrimônio cultural indígena . Trata-se de um investimento na valorização do artesão - tanto em sua comunidade de origem, quanto nos centros de divulgação e na venda de seus produtos.

O PROGRAMA completo – saiba mais (PDF)
http://indioearte.museudoindio.gov.br/

Programas home indioearte

 

 

 

 

 

 

PROGDOC - Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas

O Museu do Índio coordena o Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas – PROGDOC: uma iniciativa que estimula a participação direta dos índios pela promoção de oficinas de trabalho. Essa ação já alcança 105 aldeias de Norte a Sul do Brasil por meio da documentação de aspectos específicos de 39 culturas e línguas, beneficiando uma população de 27 mil índios.

Programas home progdoc

 

 

 

 

 

 

PROMOART - Promoção do Artesanato de Tradição Cultural

O Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart) foi concebido com a finalidade de apoiar produtores de artesanato de tradição cultural no Brasil, enfatizando seu profundo enraizamento na cultura local e o valor identitário que assume para diferentes grupos sociais.

Folder do Promoart

Fonte: http://www.cnfcp.gov.br/interna.php?ID_Materia=180