Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

Museu do Índio - Educativo

Página Inicial > Educativo > Para Escolas e Instituições

Para Escolas e Instituições

Nessa seção, o Serviço de Atividades Culturais - SEAC do Museu do Índio apresenta as ações extra muros que levam coleções e informações até escolas e espaços públicos para diferentes seguimentos de público.

Projeto Museu do Índio Viajando

O Serviço de Atividades Culturais disponibiliza a professores e alunos atividades e ações que são desenvolvidas em espaços para além do Museu. São coleções de empréstimo para uso por professores em sala de aula, painéis de fotos, contação de histórias e oficinas desenvolvidas com indígenas. O objetivo destas ações é promover, de forma lúdica e interativa, aproximação de diferentes segmentos de público com os conceitos de diversidade cultural e patrimônio cultural indígena.

Atualmente o projeto se dá em duas frentes:

1. Material de empréstimo / mostras itinerantes

– O material é reunido em kits (coleções) que contêm objetos etnográficos, filmes e textos de apoio. Há também conjuntos de painéis fotográficos que podem ser facilmente transportados e exibidos em diferentes locais. Estes painéis são versáteis, podendo ser utilizados tanto em sala de aula, quanto em exposições de baixo custo. Também oferecemos mostras fotográficas emolduradas, mas estas exigem logística de transporte e montagem, por conta do solicitante.

a) Material de empréstimo: Os kits (coleções) de empréstimo representam um grande potencial de alcance de público, oferecendo informação qualificada e de forma lúdica a estudantes de diferentes segmentos. Atualmente contamos com conjuntos de painéis fotográficos, coleções de cerâmicas, adornos, indumentária, além de jogos, boneca e histórias.
• Coleções fotográficas: Guarai Mbya, Maxakali, Karajá, Ashaninka, Crianças indígenas;

seac maxa

• Coleções de cerâmicas, cestaria, adornos, indumentária, instrumentos musicais: Karajá, Maxakali, Guarani Mbya;
• Conjunto de painéis de histórias em tecido: Maruá na aldeia do macaco pendurado (História de um menino Wajãpi na sua aldeia, indicado para educação infantil);

seac marua2
• Conjunto de jogos de memória e dominó, acompanha boneca de tecido:

• Brinquedoteca Uaçá (Tema ligado aos Povos do Oiapoque, indicado para educação infantil);

seac seac

• Mala de jogos (mala contendo diferentes jogos, indicado para ensino fundamental I e II);
b) Exposições itinerantes disponíveis para empréstimo:
• Kadiwéu – Ofayé Urubu-Ka'apor - Os Índios de Darcy Ribeiro;
• Corpo em Rito – Jogos Indígenas;
• Rondon – a construção do Brasil e a causa indígena;
• Rio de Janeiro continua Índio.


2. Museu do Índio vai à Escola

– O projeto Museu do Índio vai à Escola tem como objetivo ampliar o acesso e democratizar o conhecimento sobre os povos indígenas do Brasil, especialmente aos alunos das escolas da rede pública da cidade do Rio de Janeiro. A partir do contato com produção cultural indígena, buscamos promover reconhecimento das suas especificidades, valorizando a diversidade cultural e linguística. Os encontros contam com a participação de um convidado indígena para falar da história, língua e costumes de seu povo, através dos seus mitos e cantos, e um representante do Museu do Índio/Funai. O Museu é apresentado através de dinâmicas que despertem o interesse e o olhar sobre a importância do patrimônio cultural indígena, tendo como princípio divulgar uma imagem correta e atualizada dos povos indígenas.
• Tempo de duração: duas horas.
• Dinâmica: o roteiro é diferenciado e direcionado de acordo com o segmento e faixa etária, podendo envolver exposição, exibição de filme, história, música, dança, jogo, brincadeira.
• Grupos: a atividade acontece mediante agendamento prévio, podendo atender a grupos de até 40 alunos de um mesmo segmento.
• Material de apoio: objetos, mapa, livros, filme, instrumento musical.

 

Para mais informações:

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Conheça o nosso acervo e acompanhe as nossas notícias pelo sítio antigo.museudoindio.gov.br 

Você já conhece a nossa exposição No caminho da miçanga - um mundo que se faz de contas?

Ela pode ser visitada virtualmente por meio da nossa página no Google Arts&Culture: https://www.google.com/culturalinstitute/beta/partner/museu-do-indio 

 

 Atualizado em 08/10/2018