Página Inicial > Divulgação > Notícias > Produção audiovisual Xavante em foco

Produção audiovisual Xavante em foco

A I Mostra de Cinema Xavante acontece de 30 de novembro a 3 de dezembro, em Barra do Garças (MT), com a proposta de divulgar e debater a produção audiovisual desse povo que habita o leste do Mato Grosso.

A programação inclui sessões de filmes, seguidas de debate, para o público em geral e para o público escolar de Barra do Garças. Haverá ainda oficina de produção audiovisual para participantes indígenas e espaço para troca de experiências entre realizadores indígenas e parceiros. Conheça a programação completa em http://cinemaxavante.wixsite.com/mostra2016

Cartaz Mostra de Cinema Xavante
A iniciativa é uma das propostas selecionadas no Programa de Apoio a Projetos Culturais dos Povos Indígenas 2016 coordenado pelo Museu do Índio/FUNAI. O projeto foi apresentado pelo cineasta xavante Divino Tserewahú Tsereptsé juntamente com a Coordenação Regional Xavante, da FUNAI.
Nas palavras da pesquisadora Renata Cúrcio Valente, do Serviço de Estudos e Pesquisas, da Coordenação de Divulgação Científica, do Museu do Índio, "aqueles que acham que o cinema é uma arte exclusiva aos intelectuais ou programa de entretenimento para jovens urbanos, o povo indígena Xavante (autodenominados A´uwe), que vive atualmente em terras indígenas no leste do estado de Mato Grosso, mostra que a sétima arte é para todos". Leia o texto completo da pesquisadora aqui.

Comunicação Social/MI

29/11/2016