Página Inicial > Divulgação > Notícias > Histórias Marubo encerram a 9ª Primavera de Museus

Histórias Marubo encerram a 9ª Primavera de Museus

Uma programação especial e gratuita marcou a participação do Museu do Índio, na Primavera de Museus que, este ano, teve como tema "Museus e Memórias Indígenas".

Do dia 22 ao dia 25, o destaque foi para o Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas do Museu do Índio - PROGDOC. Antropólogos, linguístas e pesquisadores indígenas ligados à iniciativa, participaram de mesas-redondas, apresentando ao público o trabalho que vem sendo realizado, desde 2008, no âmbito do PROGDOC. Ações de campo, informações atualizadas sobre o acervo formado pelo material produzido, objetivos e resultados do programa, foram mostrados ao longo de toda a semana. Uma oportunidade de conhecer, de perto, o trabalho da equipe do Museu do Índio, realizado em parceria direta com os índios e com a UNESCO. Os temas apresentados foram "Memória oral e os pesquisadores indígenas", Patrimônio Cultural Indígena e sua Documentação", "Documentando Línguas Indígenas" e "Constituição e Qualificação de Acervos".

No fim de semana (26 e 27), encerrando a programação, a pesquisadora Marubo e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/UFRJ, Varin Mëma, esteve no Museu do Índio para contar ao público algumas das muitas histórias que marcam a trajetória de seu povo. Nesses dois dias, ela falou, aos visitantes, sobre a confecção de contas feitas com o caramujo aruá, que dá origem aos característicos adornos da etnia. Além disso, após apresentar um vídeo com imagens gravadas em aldeias Marubo, a pesquisadora explicou a complexa organização familiar e social da etnia, que vive na Terra Indígena Vale do Javari (AM). Ao final dos encontros, os presentes conheceram a exposição "No Caminho da miçanga-um mundo que se faz de contas", que reúne diversas peças artesanais feitas com aruá. O povo Marubo é constituído, atualmente, por cerca de mil e seiscentas pessoas. O tronco linguístico é o pano.

Matérias relacionadas

Fim de semana tem contação de histórias Marubo

Primavera de Museus em ação

Primavera de Museus e a salvaguarda da memória cultural indígena