Página Inicial > Divulgação > Notícias > Estáticos > Primavera de Museus e a salvaguarda da memória cultural indígena

Primavera de Museus e a salvaguarda da memória cultural indígena

De 22 a 27 de setembro, o Museu do Índio oferece ao público palestras e contação de histórias com informações produzidas em seu Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas-PROGDOC.

É uma oportunidade para conhecermos e refletirmos sobre a expressiva e rica diversidade sociocultural dos mais de 200 povos indígenas que vivem em nosso país, um dos maiores patrimônios existentes no território nacional.

O registro sobre o modo de vida dos povos indígenas, seus conhecimentos, suas culturas, suas práticas tradicionais, é um movimento fundamental diante das intensas mudanças por eles vivenciadas. Com essa reflexão, desde 2008, a Fundação Nacional do Índio / FUNAI - por meio do Museu do Índio (RJ) - e a UNESCO, desenvolvem o Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas. Veja abaixo a programação completa.

Com apoio do Museu do Índio/FUNAI, a 9ª edição da Primavera de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus/Minc desde 2007, começa no dia 21 de setembro e tem como tema Museus e Memórias Indígenas.

Banner destaque Guia

Este ano, a campanha de divulgação da Primavera traz como destaque a imagem do Pajé Itsaltako da etnia Waurá, da Aldeia Wuará Piyulaga, no Alto Xingu (MT). Captada pelo fotógrafo Renato Soares, em 2013, a imagem mostra o Pajé durante as lutas de Huka-huka, realizadas na cerimônia do Kuarup. A iniciativa reúne mais de 2.400 eventos, que serão realizados em 393 cidades brasileiras. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos, mesas-redondas, visitas guiadas, exibições de filmes são exemplos de ações programadas por 809 instituições de todo o País.

Programação:
9ª Primavera de Museus no Museu do Índio
Ciclo de Palestras "Museus e Memória Indígena: o Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas"

Dia 22, 3ª-feira, 16h
Memória Oral E Os Pesquisadores Indígenas
Mesa-redonda em que pesquisadores indígenas falarão ao público sobre suas experiências com os trabalhos de documentação.
Leandro Lariwana Karajá
Elly Mairu Karajá
Moacir Zomaizokie Paresi
Lolawenakwaene Enawene Nawe