A exposição apresenta, a partir de mitos, fotos e objetos de uso ritual e cotidiano, a riqueza da cultura desse povo que habita a região de fronteira com o Peru, no Acre. Curadoria de Peter Beysen e Sonja Ferson.
Na inauguração, no Dia Internacional dos Povos Indígenas, os Ashaninka, que vieram ao Rio de Janeiro recepcionar os visitantes no Museu do Índio, ficaram encantados ao verem as salas enfeitadas com seus retratos, objetos e vídeos. (Fotos: Paulo Múmia)
Exposição Ashaninka - O Poder da Beleza
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h30min;
Sábado, domingo e feriado, das 13h às 17h.
Rua das Palmeiras 55 - Botafogo - Rio de Janeiro/RJ.
Grátis.
Clique na imagem acima à direita para ver mais fotos da visita dos Ashaninka.
Os Ashaninka ocupam, hoje, uma região de fronteira entre o Brasil e o Peru. Somam aproximadamente 70 mil pessoas, sendo a maioria habitante de aldeias em território peruano. No Brasil, as aldeias se localizam nas proximidades dos Rios Envira, Amônia e Riozinho, no Acre. Pertencem à família linguística Aruak (ou Arawak) e são o principal componente do conjunto dos Aruak sub-andinos, junto com os Matsiguenga, Nomatsiguenga e Yanesha (ou Amuesha). Apesar de existirem diferenças dialetais, os Ashaninka apresentam uma grande homogeneidade cultural e linguística. Saiba mais...
9 de agosto: Exposição Ashaninka no Museu do Índio
Museu do Índio no Dia Internacional dos Povos Indígenas
Veja o vídeo da festa de inauguração
CS-12/11/2014