Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

projeto antigos aldeamentos 04-2015 fotos paulo mumia 0012

Página Inicial > Divulgação > Notícias > Inauguração da exposição Ashaninka agita o Museu do Índio

Inauguração da exposição Ashaninka agita o Museu do Índio

A exposição, aberta ao público no Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto), apresenta, a partir de mitos, fotos e objetos de uso ritual e cotidiano, a riqueza da cultura desse povo que habita a região de fronteira com o Peru, no Acre.

Curadoria de Peter Beysen e Sonja Ferson.

Inauguraºúo da Exposiºúo Ashaninka 08-08-2014 Fotos Paulo Mumia 0001

  Inauguraºúo da Exposiºúo Ashaninka 08-08-2014 Fotos Paulo Mumia 0002

 Os Ashaninka, que vieram ao Rio de Janeiro recepcionar os visitantes no Museu do Índio, ficaram encantados ao verem as salas enfeitadas com seus retratos, objetos e vídeos. Na foto, Maria Augusta Assirati, presidente da FUNAI, Francisco Piyãko, liderança geral Ashaninka, e Antônio Piyãko, Cacique da Aldeia Apiwtxa.

Inauguraºúo da Exposiºúo Ashaninka 08-08-2014 Fotos Paulo Mumia 0090 

A Presidente da FUNAI, Maria Augusta Assirati, e o Diretor do Museu, José Carlos Levinho, receberam os representantes Ashaninka, que vieram ao Rio de Janeiro especialmente para o evento. Entre outros assuntos, o líder, Francisco Piyãko, falou sobre o contato feito, recentemente, pelos índios isolados, no Acre, e a alegria do povo Ashaninka em participar da montagem.

Inauguraºúo da Exposiºúo Ashaninka 08-08-2014 Fotos Paulo Mumia 0005

(Fotos: Paulo Múmia)

Serviço: ashaninka-flickr

Exposição Ashaninka - O Poder da Beleza
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h30min;
Sábado, domingo e feriado, das 13h às 17h.
Rua das Palmeiras 55 - Botafogo - Rio de Janeiro/RJ.
Grátis.

Clique na imagem à direita para ver mais fotos da visita dos Ashaninka.

Os Ashaninka

Os Ashaninka ocupam, hoje, uma região de fronteira entre o Brasil e o Peru. Somam aproximadamente 70 mil pessoas, sendo a maioria habitante de aldeias em território peruano. No Brasil, as aldeias se localizam nas proximidades dos Rios Envira, Amônia e Riozinho, no Acre. Pertencem à família linguística Aruak (ou Arawak) e são o principal componente do conjunto dos Aruak sub-andinos, junto com os Matsiguenga, Nomatsiguenga e Yanesha (ou Amuesha). Apesar de existirem diferenças dialetais, os Ashaninka apresentam uma grande homogeneidade cultural e linguística. Saiba mais...

A parceria FUNAI/Museu do Índio e UNESCO

A preocupação com a ameaça à extraordinária diversidade linguística e cultural existente no Brasil, especialmente na Amazônia− o que exigia um esforço imediato e coletivo para sua preservação− levou a UNESCO e a FUNAI/Museu do Índio, em 2008, a estabelecerem uma parceria para o desenvolvimento do Projeto de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas Brasileiras.

O projeto de cooperação técnica internacional entre a UNESCO e a FUNAI/ Museu do Índio, com encerramento previsto para junho de 2015, vem promovendo a documentação de línguas e culturas ameaçadas de 20 povos indígenas, bem como a preservação de acervos individuais existentes, ampliando as possibilidades de sua salvaguarda e consolidando esta nova área de conhecimento no Brasil. Também vem formando novas gerações de pesquisadores especialistas em documentação – precondições essenciais para a preservação da diversidade.

Entre os resultados alcançados pelo projeto destaca-se que, de dezembro de 2008 a junho de 2014, foram realizadas mais de 300 oficinas e atividades de documentação − sendo 212 desenvolvidas nas aldeias e 96 nas instalações do Museu do Índio −, com familiarização, treinamento e capacitação em métodos e técnicas de documentação de 40 pesquisadores não indígenas e 200 pesquisadores indígenas. Os trabalhos também tiveram a participação de outros 180 colaboradores das comunidades.

Matérias relacionadas:

9 de agosto: Exposição Ashaninka no Museu do Índio

Museu do Índio no Dia Internacional dos Povos Indígenas

Veja o vídeo da festa de inauguração

CS-11/08/2014