O seminário "Gestão de acervos culturais em centros de formação de documentação de cultura e museus indígenas no Brasil",
fruto de uma parceria entre o Museu do Índio e a Rede de Cooperação Alternativa, aconteceu de 17 a 20 de setembro de 2013, reunindo entidades indígenas e indigenistas. Neste período os participantes realizaram um diagnóstico da atual situação dos acervos culturais indígenas nas instituições e discutiram a criação de uma rede de colaboração entre o Museu do Índio e as entidades que guardam esse tipo de documentação.
Fotos: Celso Renato Maldos
Na ocasião os representantes do MI apresentaram as ações atualmente desenvolvidas e sua aplicação para acervos geridos por povos e organizações indígenas. O Diretor do Museu do Índio, José Carlos Levinho, falou sobre a política de conservação de acervos adotada pela instituição e sobre a importância de disponibilizar bolsas de apoio a pesquisadores indígenas.
No último dia, foram destacados os pontos fortes e fracos relativos à gestão de acervos culturais indígenas no Brasil. Também ficou decidida, pelas entidades participantes, a publicação de um documento sobre os trabalhos desenvolvidos durante o seminário.
Além do Museu do Índio e da Rede de Cooperação Alternativa - organizadores do seminário, estiveram presentes ao evento, representantes do Kuahí - Museu dos Povos Indígenas do Oiapoque, do Centro de Formação e Documentação Wajãpi, do Centro de Documentação e Pesquisa Indígena, do Centro de Ensino e Pesquisa Pënxwyi Hëmpejxá, do Centro Indígena de Formação Cultural Raposa Serra do Sol, da Associação Indígena Kisedje, do Centro de Documentação Kuikuro e da Casa de Cultura Ikpeng.
Museu do Índio reúne representantes de organizações indígenas que atuam na Amazônia brasileira para discutir gestão de acervos culturais
Seminário de Gestão de Acervos - Instituições participantes
Seminário de Gestão de Acervos - Programação
Museu do Índio promove seminário sobre gestão de acervos culturais indígenas
1/10/2013