Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

projeto antigos aldeamentos 04-2015 fotos paulo mumia 0012

Página Inicial > Divulgação > Notícias > Museu do Índio promove seminário sobre gestão de acervos culturais indígenas

Museu do Índio promove seminário sobre gestão de acervos culturais indígenas

A Chefe do Serviço de Atividades Culturais do Museu do Índio, Arilza Almeida, na apresentação do primeiro dia do seminário temático

"Gestão de Acervos Culturais em Centros de Formação de Documentação, de Cultura e Museus Indígenas no Brasil".

(Fotos: Denise Louigiz Saltarelli)

gestao-dia17setb

gestao-dia17set

 

A iniciativa acontece de 17 a 20 de setembro. É fruto de uma parceria do Museu do Índio/ FUNAI com a Rede de Cooperação Alternativa. O encontro tem como tema central a gestão dos acervos culturais existentes em centros de documentação e de formação, bem como, de museus indigenas. A finalidade é realizar um diagnóstico dos acervos culturais existentes na Amazônia brasileira, discutir a possibilidade de uso dos softwares de gestão de acervos em uso no Museu do Índio e criar uma rede de instituições para atuar de forma articulada na preservação de documentação indígena.

O primeiro dia do seminário contou com a participação de representantes do Museu do Índio, do Centro de Documentação e Pesquisa Indígena (Comissão Pró-Índio do Acre –CPI/AC e Organização dos Professores Indígenas do Acre -Opiac),do Centro Indígena de Formação Raposa Serra do Sol-CIFRSS e Conselho Indígena de Roraima -CIR), do Museu Kuahí dos Povos Indígenas do Oiapoque(Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena) e do Centro de Formação e Documentação Wajãpi (Conselho das Aldeias Wajãpi – Apina e Associação Wajãpi Terra Ambiente e Cultura- Awatac).

Nesta quarta-feira (18/09) apresentam-se o Centro Timbira de Ensino e Pesquisa Pënxwyj Hempejxá (Centro de Trabalho Indigenista - CTI) e Associação Wyty-Cate das Comunidades Timbira do Maranhão e Tocantins, a Associação Indígena Kisedje(Instituto Socioambiental), o Centro de Cultura Kuikuro (Associação Indígena Kuikuro do Alto Xingu - AIKAX) e o Centro de cultura Mawo (Associação Ikpeng).

Matérias relacionadas:

Museu do Índio reúne representantes de organizações indígenas que atuam na Amazônia brasileira para discutir gestão de acervos culturais

Seminário de Gestão de Acervos - Instituições participantes

Seminário de Gestão de Acervos - Programação

Cooperação entre instituições é debatida em seminário sobre gestão de acervos indígenas promovido pelo Museu do Índio