Página Inicial > Divulgação > Notícias > Artes Indígenas em exibição no Rio

Artes Indígenas em exibição no Rio

A mostra "Artes Indígenas – Expressão Gráfica", montada, especialmente, para o Circuito Bhering, em Santo Cristo, no Rio, reuniu coleções etnográficas, fotos e filmes produzidos por indígenas de vários povos em suas aldeias. No dia 1º de abril, 1.700 pessoas participaram do evento.

O material é parte do acervo do Museu do Índio/FUNAI.

Os artefatos e os grafismos estão presentes nos diferentes momentos da vida social e cultural dos povos indígenas. O Museu do Índio apresentou, na exposição, essa riqueza estética aplicada em diversos suportes como cestarias, cerâmicas, esculturas, adornos, ritos cotidianos e grafismos de 30 etnias, entre elas Wajãpi, Asurini do Xingu, Kuikuro, Karajá, Ashaninka e Kadiwéu.

Destaque para a Arte Kusiwa, dos Wajãpi, do Amapá, que teve, recentemente, revalidado o título de Patrimônio Cultural Imaterial, pelo IPHAN. O bem foi inscrito no Livro de Registro das Formas de Expressão em 2002 e, em 2003, foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

O Museu do Índio trabalha no sentido de despertar no público o entendimento de que as manifestações estéticas dos povos indígenas - nas artes gráficas e nos ornamentos corporais - transmitem seus modos de vida e concepções de mundo.

Museu do Indio no Circuito Bhering Fotos Paulo Mumia 0041

Museu do Indio no Circuito Bhering Fotos Paulo Mumia 0217Fotos: Paulo Múmia