Página Inicial > Divulgação > Notícias > Museu do Índio recolhe valiosa documentação

Museu do Índio recolhe valiosa documentação

Fechando 2016, o Museu do Índio (RJ) recolheu, na Coordenação Regional de Manaus da Fundação Nacional do Índio - FUNAI, 6.382 páginas de documentos, pertencentes ao Fundo Serviço de Proteção aos Índios – SPI, órgão anterior à FUNAI,

relativos à Inspetoria Regional 1, que administrava os Postos Indígenas do Estado do Amazonas.Trata-se de documentação administrativa de funcionamento do Serviço, no período de 1916 a 1967, de relevante importância para a história da política indigenista brasileira que será, agora, preservada e disponibilizada ao público.

Segundo Thais Tavares, Chefe do Serviço de Referências Documentais do Museu do Índio, chegando, em Manaus, foi logo possível reconhecer a importância dada à documentação pelos técnicos locais e todo o cuidado dedicado em relação a sua organização. O trabalho realizado, previamente, foi de qualidade. "Já nos deparamos com o material minimamente identificado, cronologicamente ordenado e com indicação das principais espécies documentais encontradas no conjunto", explica a arquivista. Esse esforço inicial diminuiu, significamente, o processo de deterioração e preservou o conteúdo informacional da documentação. Tal condição facilitará o processamento arquivístico que será realizado no Rio de Janeiro.

Equipes do Rio e de Manaus listaram a documentação para controle de movimentação do acervo

CS - 11/01/2017