Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

projeto antigos aldeamentos 04-2015 fotos paulo mumia 0012

Página Inicial > Divulgação > Notícias > Nota de Falecimento

Nota de Falecimento

É com pesar que informamos o falecimento da Bibliotecária Maria de Pompéa A. Lima, no dia 22 de setembro, em Campo Grande (MS), aos 95 anos.

Pompéa foi responsável, de 1970 a 1991, pela Biblioteca Marechal Rondon do Museu do Índio/FUNAI, especializada em Etnologia e áreas correlatas . E vice-diretora da instituição, na década de 80, na gestão da museóloga Marília Duarte Nunes.

A bibliotecária destacou-se por seu empenho na conservação dos acervos que a biblioteca do Museu do Índio abrigava como a reunião das coleções dos extintos Serviço de Proteção aos Índios - SPI e Conselho Nacional de Proteção aos Índios - CNPI, e de parte da biblioteca particular do Marechal Rondon. A atenção dedicada foi fundamental para a preservação desse material.
Mais que bibliotecária, casada com o antropólogo Pedro Lima, abraçou, ao longo da vida, a defesa da cultura indígena juntamente com os amigos Eduardo e Maria Clara Galvão e Berta Ribeiro.
Com muito carinho, atendia os pesquisadores brasileiros e estrangeiros - especialistas de universidades e museus - que buscavam informações para seus projetos.
Os seus colegas de trabalho agradecem a oportunidade de ter convivido e aprendido com a querida Dona Pompéa.

foto Pompéa

23/09/2016 - CS/MI