Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

projeto antigos aldeamentos 04-2015 fotos paulo mumia 0012

Página Inicial > Divulgação > Notícias > Mais de 1.500 visitantes no dia dos índios

Mais de 1.500 visitantes no dia dos índios

No Dia do Índio (19 de abril), 1.587 pessoas visitaram o Museu do Índio, em Botafogo, conhecendo mais de perto aspectos das diversas culturas indígenas existentes, hoje, no País.

Contação de histórias, música, brincadeiras e oficinas de artes visuais sobre miçanga, além de exibição de documentários seguida de debate com representantes indígenas, é a programação especial gratuita que acontece até o dia 30 de abril na instituição.
É o primeiro Dia do Índio com a nova exposição de longa duração "No caminho da miçanga - um mundo que se faz de contas" sob curadoria da antropóloga Els Lagrou . A mostra inspira as atividades artísticas voltadas para o público infantil neste ano. São 700 peças e 20 filmes de 24 etnias do Brasil, além de 18 da África, da Ásia e das Américas, em sete ambientes - Viagem, Mito, Encontro, Troca, Brilho, Ritual, Encanto e Mergulho -, com instalações multimídias interativas. A exposição marcou a reabertura do principal espaço expositivo do Museu do Índio, em agosto de 2015, após a realização de reformas estruturais no prédio.
Diferentes povos indígenas participaram da confecção dos objetos exibidos, na mostra, por meio de oficinas de transmissão de saberes, assim como na produção de imagens sobre técnicas de trabalho com miçangas. Todo esse trabalho vem sendo desenvolvido com a participação de inúmeros pesquisadores indígenas, no âmbito do Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas - PROGDOC - criado, em 2008, em parceria com a Unesco. O Programa foca na proteção da diversidade cultural do Brasil, além de promover a inclusão social. A exposição conta com o apoio da UNESCO e do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia - IFCS da UFRJ. O horário de visitação é de terça a sexta, das 9 às 17h30min.;
sábados, domingos e feriados, das 13 às 17 horas.

 

Destaque para o evento Cine Debate:
No Dia do Índio (19 de abril) - Os Munduruku e o Tapajós em disputa. Exibição de filmes e debate com representante do povo Munduruku - Jairo Torres  -, da Agência Pública - Jessica Mota e Marcio Isensee e Sá- e da Fundação Nacional do Índio/ Funai - André Ramos e Bruna Seixas (Museu do Índio ), coordenadora do Grupo Técnico de Identificação e Delimitação da Terra Indígena Sawré Muybu (PA), cujo resumo do Relatório foi publicado pela FUNAI, no Diário Oficial da União, no Dia do Índio (19 de abril). Com 178.173 hectares, esta terra é de ocupação tradicional da etnia Munduruku. 

DemarcacaoMunduruki

"Guerreiras Munduruku fazem um filme de autodemarcação"      

CS/21.04.2016