Página Inicial > Divulgação > Notícias > Dia do Índio 2016

Dia do Índio 2016

Como ocorre tradicionalmente, o Museu do Índio oferece uma programação especial e gratuita para marcar o 19 de abril.

Durante uma semana, ações culturais serão realizadas junto aos visitantes, em especial, as crianças, público predominante da instituição.

A ideia é convidar a sociedade para um momento de reflexão sobre a necessidade do reconhecimento e valorização dos povos indígenas, bem como, o respeito às diferenças.

Entre as atividades, serão realizadas contações de histórias, brincadeiras de origem indígena e oficinas de artes visuais com base na exposição "No Caminho da Miçanga: um mundo que se faz de contas", atualmente em cartaz no casarão principal. Também haverá concertos com a Orquestra do Projeto Villa-Lobos e exibições de filmes seguidas de bate-papo com representantes de diversas etnias.

Com a iniciativa, o Museu do Índio cumpre seu papel de levar à sociedade maior conscientização sobre a contemporaneidade e importância das culturas indígenas.

Especial para o público infantil
19 a 24 de abril
Sábado, domingo e feriado: 13 h às 17 h
Dias úteis: 10 h às 17 h

- Contação de Histórias
"A origem das estrelas" – uma história da etnia Bororo. Narração da lenda sobre o surgimento das estrelas.

- Brincadeiras típicas
Peteca, boneca, bola e pião: Mediação com brinquedos típicos que fizeram parte da mostra Exposição de Brinquedos Indígenas, do Museu do Índio.

- Acolhimento
O grupo de mediadores recebe as escolas agendadas em um espaço e as crianças são envolvidas com referências indígenas, além da reflexão do motivo e importância de estarem no Museu do Índio.

- Oficinas de Artes Visuais
Atividades baseadas nas referências artísticas dos povos indígenas, em especial nas peças da exposição "No Caminho da Miçanga: Um mundo que se faz de contas"

Para o público em geral
Dia 19, 3ª-feira
- 15h30 - Orquestra do Projeto Villa-Lobos e as Crianças apresenta concerto em homenagem aos povos indígenas.Regência: Maestro Sérgio Barboza.
- 18h - lançamento do livro "Antropologia e História Xavante em Perspectiva", organizado por Carlos E.A. Coimbra Jr. e James R. Welch. A publicação será distribuída gratuitamente aos presentes
- 18h30 - Cine-debate: Os Munduruku e o Tapajós em disputa. Exibição de filmes e bate-papo com representantes do povo Munduruku - Jairo Torres e Lucineide Saw -, da Agência Pública -Jessica Mota e Marcio Isensee e Sá-,  e com os servidores da Funai - Bruna Seixas e André Ramos.

Dia 20, 4ª-feira
- 18h30 - Cine-debate: Os Krenak e a morte do Rio Doce. Exibição de filmes e bate-papo com Ailton Krenak

Dia 22, 6ª-feira
- 18h30 - Cine-debate: Avistamentos inéditos de povos isolados. Exibição de filmes sobre os Korubo, Awá, Sapanawa, Massaco, Tanaru, Kawahiva entre outros e bate-papo com Leila Sotto-Maior, da Coordenação-Geral de Índios Isolados e Recém-Contatados/Funai

Dia 23, Sábado
- 17h - Cine-debate: Os Guarani-Kaiowá (MS) e suas lutas por terra e sobrevivência. Exibição de filme e bate-papo com Lídio Cavanha e Rosenildo Barbosa - representantes do povo Kaiowá - e com o professor Neimar Sousa (UFGD)

Dia 30, Sábado
- 16h - Encerramento: a Orquestra do Projeto Villa-Lobos e as Crianças apresenta repertório de músicas relacionadas à influência histórica das culturas indígenas no Brasil e no mundo. Regência: Maestro Sérgio Barboza.

Comunicação Social/ MI
13/04/2016