Página Inicial > Divulgação > Notícias > No Espaço Museu das Aldeias

No Espaço Museu das Aldeias

"Ashaninka, o Poder da Beleza"

A quarta edição do Programa Índio no Museu é dedicada aos Ashaninka (AC), povo que habita a região de fronteira entre o Brasil e o Peru.

Inauguraºúo da Exposiºúo Ashaninka 08-08-2014 Fotos Paulo Mumia 0001  Inauguraºúo da Exposiºúo Ashaninka 08-08-2014 Fotos Paulo Mumia 0002

Fotos: Paulo Múmia

A mostra 'Ashaninka, O Poder da Beleza' revela, a partir de mitos, fotos e objetos de uso ritual e cotidiano, os dois grandes eixos a partir dos quais gira a cosmovisão do povo Ashaninka: a procura pela imortalidade e a fragilidade do amor. A curadoria é assinada pelos pesquisadores Peter Beysen e Sonja Ferson. O evento tem o apoio da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

"Os Ashaninka do Oeste Amazônico são parte de um dos maiores grupos indígenas da América do Sul. Somam um total de aproximadamente 70 mil pessoas que habitam massivamente o Perú e uma pequena parte do estado do Acre, no Brasil. Eles representam a passagem entre as terras baixas da América do Sul e o altiplano andino, zona de confluência e influência de diversas culturas, sociedades, historicidades", afirmam os curadores.

Serviço:

Exposição Ashaninka - O Poder da Beleza
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h30min;
Sábado, domingo e feriado, das 13h às 17h.
Rua das Palmeiras 55 - Botafogo - Rio de Janeiro/RJ.
Grátis.

KOT0630bx  KOT0636bx  KOT0661bx