No dia 10 de dezembro, quinta, às 18 horas, acontece, no Museu do Índio, em Botafogo/RJ, o lançamento do livro "Reconhecimento dos Rios Içana Ayari e Uaupés - Apontamentos linguísticos e fotografias e Curt Nimuendajú".
Participam do debate Renato Athias (UFPE), organizador da obra, Marília Facó (Museu Nacional / UFRJ) e José Ribamar Bessa Freire (UNIRIO/UERJ). Quem comparecer recebe exemplar da publicação.
A obra apresenta textos do etnólogo teuto-brasileiro Curt Nimuendajú , escritos na segunda metade do ano de 1927, sobre as línguas faladas no Noroeste Amazônico, além de descrever as relações de contato dos povos indígenas - na região de fronteira com a Colômbia e a Venezuela - com agentes, missionários e funcionários do Governo, nas terras indígenas, na época da ação do Serviço de Proteção aos Índios - SPI.
O livro interessa a todos os povos indígenas do Alto Rio Negro e a estudantes e pesquisadores de etnologia e indigenismo. Nimuendajú pesquisou mais de 50 povos indígenas do Brasil. O Museu do Índio pretende, em breve, publicar regularmente seus trabalhos.
Veja aqui as fotos do evento.
Comunicação Social - 09/12/2015