Página Inicial > Divulgação > Notícias > Encontro de culturas no Museu do Índio

Encontro de culturas no Museu do Índio

No Museu do Índio (RJ), em Botafogo, 20 representantes da etnia Kayapó, da Aldeia Môjkarakô (Sul do Pará), e 12 do povo Mãori, da Nova Zelândia, realizaram apresentações culturais - cantos e danças - , divulgando a sua arte e cultura.

O público - de mais de 350 pessoas - teve a oportunidade de conhecer de perto diferentes culturas contemporâneas.

O grupo de Kapa Haka "Nga Kete Tuko Iho" combinou música, canto e danças de guerra em sua apresentação no jardim da instituição. A sua missão é contar histórias do povo Mãori originários na Nova Zelândia e mostrar que o seu legado continua vivo. A programação, no Brasil, também incluiu a inauguração, no dia 8, da mostra "Tuku Iho: Legado Vivo Mãori", no Espaço Tom Jobim no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Até o dia 25 de outubro.

Os 8.638 índios Kayapó (Funasa, 2010) vivem, no Mato Grosso e Pará, em aldeias dispersas ao longo do curso superior dos Rios Iriri, Bacajá, Fresco e de outros afluentes do Rio Xingu, ocupando, no Brasil Central, um território quase tão grande quanto a Áustria. A cosmologia, vida ritual e organização social desse povo são extremamente ricas e complexas. São sete os subgrupos Kayapó atuais: Gorotire, Kuben-Krân-Krên, Kôkraimôrô, Kararaô, Mekrãgnoti, Metyktire e Xikrin. A família linguística é Jê.

Veja mais fotos do evento aqui.

Encontro das etinias Kayapo e Maori no Museu do indio 12-010-2015 Fotos Paulo Mumia 0140O Presidente da Funai, João Pedro da Costa (à direita), prestigiou o evento no Rio.

IMG 0409 fotoDeniseSaltarelli

Comunicação Social - 13/10/2015