Página Inicial > Divulgação > Notícias > Oficina de Contação de Histórias com Francisco Gregório Filho

Oficina de Contação de Histórias com Francisco Gregório Filho

Professores, educadores sociais, bibliotecários, estudantes e demais interessados estão convidados a participar da oficina 'Ler e Contar, Contar e Ler: as práticas leitoras e as narrativas culturais indígenas' que acontecerá nos dias 3 e 10 de outubro, no Museu do Índio, em Botafogo-RJ.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

oficinagregorio

A oficina será ministrada pelo contador de histórias e escritor Francisco Gregório Filho que, há mais de 30 anos, desenvolve cursos de formação de contadores de histórias no Rio de Janeiro e em outras cidades do país.

A proposta da oficina é promover uma experiência de sensibilização com pessoas de diferentes áreas e interesses para uma prática de ouvir e contar histórias, com enfoque nas narrativas indígenas.

Oficina de Contação de Histórias com Francisco Gregório Filho

Dias 3 e 10 de outubro de 2015, sábados, das 13:30h às 17h - Oficina gratuita.

Ementa:
Ouvir, contar, ler e ver. Mitos, lendas, contos. As narrativas e as diferentes práticas leitoras. O texto, a oralidade, as imagens e as escrituras. A ação, reação e interação dos contadores de histórias e seus públicos. A leitura em voz alta. A relação espacial e o corpo/voz. Dinâmicas de ações dramáticas.

Metodologia:
Leitura de textos, contações de histórias, apresentação de audiovisual (documentários sobre o tema), exercícios de práticas de leitura e de contação. É necessária a participação nos dois dias de oficina.

Público-alvo: professores, educadores sociais, bibliotecários, estudantes e demais interessados.

Vagas limitadas: 50 participantes.
Seleção: por ordem de inscrição.
Horário: das 13:30 às 17 horas
Local: Museu do Índio – Rua das Palmeiras, 55 – Botafogo, Rio de Janeiro/RJ

Inscrições (por e-mail, telefone ou presencial):
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / 3214-8730 / Serviço de Atividades Culturais - SEAC

Sobre o professor:
Francisco Gregório Filho é contador de histórias e escritor. Desenvolve oficinas de formação de contadores de histórias há mais de 30 anos no Rio de Janeiro e em outras cidades do país. Publicou livros de histórias para leitores infanto-juvenis e para adultos; também escreve artigos para jornais e revistas sobre práticas leitoras e a ação de contar histórias. Foi o primeiro coordenador do Proler/Biblioteca Nacional/Ministério da Cultura, entre 1992 e 1996. Gestor de programas e projetos com as diferentes linguagens artísticas e a formação de leitores. Nasceu em Rio Branco, no Acre, onde foi Secretário de Cultura do Estado por duas vezes. Alguns de seus livros: Dona baratinha e outras histórias, pela Rocco; Lembranças amorosas, pela Global e Ler e contar, contar e ler, pela Letra Capital.

Comunicação Social/MI
24/09/2015