Página Inicial > Divulgação > Notícias > Pesquisadores Enawenê-nawê em oficina no Museu do Índio

Pesquisadores Enawenê-nawê em oficina no Museu do Índio

Um vídeo sobre o ritual Salomã está sendo produzido por dois pesquisadores indígenas da aldeia Halaitakwa (MT).

O trabalho começou em 2014, quando Laloe Kamerossene registrou imagens da prática desse importante ciclo ritual Enawenê-nawê, dedicado aos espíritos celestes, que acontece no início do período das chuvas, a partir do mês de setembro.  Agora, ele e Kawenero Kaylore, estão no Museu do Índio editando o material para finalizar o filme, que terá duração de 12 minutos. A ação tem a coordenação da antropóloga do Projeto de Documentação de Sons (PRODOCSON), Ana Paula Rodgers.  A iniciativa faz parte do Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas realizado pelo MI, em parceria com a UNESCO. Também participam da oficina, os editores do Museu do Índio, Michel Salibe, Wilson Vieira e Rodolpho Villanova. As atividades começaram nesta segunda-feira(14/09) e prosseguem até sexta-feira (18/09).

Comunicação Social/ MI
14/09/2015