Página Inicial > Divulgação > Notícias > Cinema nas Aldeias Xavante

Cinema nas Aldeias Xavante

Dentro do Programa de Apoio a Projetos Culturais do Museu do Índio/FUNAI - cuja finalidade é promover as manifestações culturais tradicionais e contemporâneas de diferentes povos indígenas-,

aconteceu, de 27 e 30 de julho deste ano, a primeira etapa do ciclo de cinema itinerante em três aldeias Xavante (MT). Trata-se do projeto "Cinema nas Aldeias Xavante: ver, ouvir e debater", organizado pelas pesquisadoras Maíra Ribeiro e Mirian Tsibodowapré, e desenvolvido em parceria entre as Coordenações Técnicas Locais (CTLs) de Nova Xavantina e Campinápolis (MT).

O projeto possui dois objetivos: a divulgação, nas aldeias , dos filmes sobre o povo Xavante e de outros povos indígenas, criando um espaço de lazer e cultura junto às comunidades ; e a reflexão e discussão sobre temas pertinentes e cotidianos por meio de uma linguagem diferente.
Os filmes selecionados são documentários que tratam de diferentes questões presentes na vida das comunidades indígenas, como alcoolismo, conflitos territoriais e direitos indígenas. Para fomentar a discussão nas aldeias, na manhã seguinte, são trabalhadas atividades relacionadas aos temas tratados nos filmes exibidos na noite anterior.
A primeira aldeia a receber o cinema itinerante foi a Parabubure no dia 27 de julho. A comunidade se reuniu para ver os filmes "Pi'õ Höimanadzé" , de Cristina Flória, "Uma Casa Uma Vida" de Raiz das Imagens e "Vale dos Esquecidos", de Maria Raduan. Este último retrata a luta pela terra dos Xavante de Marãiwatsédé . O Cacique Celestino foi convidado para contar às crianças a história de genocídio e expulsão sofridos em meados do século passado pelo povo de Parabubure e a luta e reconquista deste território Xavante ainda na década de 1970.
No dia seguinte, a equipe rumou para as aldeias Espírito Santo e Ro'oredzaodzé, localizadas uma de frente para a outra. Os jovens comentaram que o filme exibido que mais gostaram foi "A Grande Caçada", do salesiano Adalbert Heidi. O registro visual mostra uma caçada com fogo tradicional Xavante feita na Missão de São Marcos, na região de General Carneiro/MT, na década de 1970. Apesar da distância temporal de quatro décadas, os jovens se identificaram com as cenas, consideradas verdadeiras e atuais pelo público.
No dia 29 de julho, o Cinema nas Aldeias Xavante chegou na Aldeia São Gabriel, onde foram exibidos os filmes "Ödzé Nhimi Wamnari", de Aquilino Tsi'rui'a, "Pi'õ Höimanadzé" e "Índio Cidadão", de Rodrigo Siqueira.
Ao todo, o projeto circulará em 12 aldeias, na Terra Indígena Parabubure, de julho a outubro. Para ampliar o alcance da divulgação do material audiovisual Xavante, é prevista a produção de uma caixa com todos os filmes exibidos para serem distribuídos em todas as escolas indígenas no âmbito das sete Terras Indígenas Xavante.

OS DOCUMENTÁRIOS EXIBIDOS NAS ALDEIAS
• Uma Casa Uma Vida de Raiz das Imagens (24 minutos, 2013)
Sinopse: O filme debate sobre a moradia Xavante e os programas de habitação do governo enquanto registra as oficinas de construção ecológica nas aldeias Santa Cruz e Belém, TI Pimentel Barbosa, no projeto Tiba´uwe. Temas: Moradia, Tradição, Território, Sustentabilidade.
• Vale dos Esquecidos de Maria Raduan (72 minutos, 2011)
Sinopse: Retrato do conflito por terras na região do Araguaia em Mato Grosso, onde grupos rivais defendem seus interesses, entre eles os Xavante de Marãiwatsédé, posseiros, grileiros, sem-terra e fazendeiros. Temas: Território, Grilagem, conflitos e luta pela terra, História Xavante, Marãiwatsédé.
• Pi'õ Höimanadzé - A Mulher Xavante Em Sua Arte de Cristina Flória (45 minutos, 2008)
Sinopse: O universo feminino Xavante é revelado pelas mulheres da Aldeia Etehiritipá, TI Pimentel Barbosa, através da sua arte, suas raízes culturais e seus conhecimentos, mantidos e transmitidos de geração a geração até os dias atuais. Temas: Mulher Xavante, Família, Vida na aldeia.
• A Grande Caçada de Adalberto Heidi / Missão Salesiana (65 minutos, 1978)
Sinopse: Registro de uma caçada tradicional xavante na década de 70, em meio a cenas do cotidiano desse povo, como a vida das famílias nas aldeias, os rios e paisagens da TI São Marcos. Temas: Caçada tradicional, História Xavante, Território, Uso do fogo.
• Ödzé Nhimi Wamnari - Os efeitos do álcool nos Xavante de Aquilino Tsi'rui'a/ Missão Salesiana (17 minutos, 2015)
Sinopse: O cinegrafista Xavante Divino e o padre Xavante Aquilino visitam cidades, como Campinápolis, e aldeias em busca de compreender porque os Xavante estão se entregando ao vício do álcool? Tema: Alcoolismo, Juventude, Identidade, Saúde.
• Índio Cidadão de Rodrigo Siqueira (52 minutos, 2014)
Sinopse: Filme mostra o movimento indígena desde a mobilização coordenada pela União das Nações Indígenas pela participação popular na Constituinte em 1987/88, até a ocupação indígena da Câmara dos Deputados 25 anos depois, na Mobilização Nacional em Defesa dos Direitos Constitucionais. Temas: Direitos indígenas, Relação com sociedade envolvente, Conflitos, História, Mobilização indígena.

CS/03/09/2015