Dois filmes sobre a cultura material e imaterial dos Pataxó(BA), foram finalizados durante oficina de edição do Projeto de Documentação e Cultura Indígena(Prodocult), do Museu do Índio.
Uma das produções, intitulada Colar Vermelho, tem como tema os objetos produzidos pelos índios com sementes da região, como o tento e o tinguí.
O outro documentário fala sobre a confecção da peneira de uruba, utilizada na Casa de Farinha, da aldeia Barra Velha- Monte Pascoal, para a produção de alimentos com mandioca.
O trabalho de edição foi realizado de 13 a 17 de julho pelo pesquisador indígena, Kaiones Braz dos Santos, a partir de imagens capturadas na aldeia, durante 2014. A ação foi orientada pelo editor de imagens do Museu do Índio, Rodolpho Villanova.
No período, Kaiones Braz do Santos, também participou de trabalho de qualificação do acervo Pataxó do MI. A atividade contou com a presença da chefe do Serviço de Conservação do Patrimônio Cultural e Arquitetônico do Museu do Índio.
Todo o trabalho da oficina foi coordenado pelo pesquisador do Prodocult, Thiago Cardoso.
Agora, os dois filmes serão utlizados como material didático em escolas indígenas, além de serem incluídos no acervo audiovisual do Museu do Índio.
Comunicação Social/ MI
17/07/2015