Página Inicial > Divulgação > Notícias > Cultura material Tupinikin em vídeo

Cultura material Tupinikin em vídeo

Os pesquisadores indígenas Patrik Coutinho Pereira e Lorran Coutinho Pereira participam de oficina no Museu do Índio, no âmbito do Projeto de Documentação de Culturas Indigenas (PRODOCULT).

A iniciativa tem coordenação da antropóloga Alessandra Tosta.

De 01 a 03 de junho os pesquisadores tupinikin realizam trabalho de edição de imagens capturadas por eles na aldeia Caieira Velha, localizada no município de Aracruz/ ES, onde moram.

Em 2014, Patrik e Lorran registraram o processo de confecção de um instrumento de pesca utilizado na retirada do caranguejo, conhecido como gancho. Agora, essa cultura material será mostrada em vídeo produzido durante a oficina. O trabalho de edição do filme conta com a colaboração dos editores de imagem do Museu do Índio, Rodolpho Villanova e Wilson Ferreira.

Também faz parte da programação da oficina, uma visita à reserva técnica do museu, orientada pela chefe do Serviço de Conservação do Patrimônio Cultural e Arquitetônico, Maria José Sardella. Uma oportunidade para os moradores da aldeia Caieira Velha, conhecerem a rica coleção de peças de diversas etnias, existentes no MI.

Comunicação Social/ MI

01/06/2015