Página Inicial > Divulgação > Notícias > 13ª Semana de Museus - anote na agenda

13ª Semana de Museus - anote na agenda

O Museu do Índio e o Centro Cultural Ikuiapá estão na agenda de atividades da Semana de Museus 2015. Com o tema 'Museus para uma sociedade sustentável', a Semana, promovida pelo IBRAM para marcar o Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio, movimenta instituições de todo o País.

No final de semana de 23 e 24 de maio, a partir das 14 horas, no Museu do Índio, em Botafogo-RJ, a programação inclui contação de histórias para o público infantil e palestras sobre a experiência indígena em projeto de plantio sustentável.

DSC 0568 xumayaX'mayá Kaká Fulni-ô será o convidado do grupo Poesia Viral no projeto Aldeia de Histórias em apresentações lúdicas e interativas voltadas para os pequenos visitantes, baseadas em histórias e costumes dos povos indígenas.

Enquanto as crianças se divertem e aprendem com X'mayá, o líder guarani Lucas Benites, da Aldeia Sapukai, conversa com o público sobre o plantio sustentável de palmeiras nas aldeias da Terra Indígena Bracuí (Angra dos Reis/RJ). Plantio de Juçara Aldeia Sapukai 4O Projeto de Sustentabilidade das Palmeiras Jussara e Guaricanga nas Comunidades Indígenas Mbya Guarani do RJ foi implantado, em 2011, pelo Museu do Índio em parceria com a UNESCO, a Sociedade de Amigos do Museu do Índio e a EMATER/ RJ. O objetivo é reproduzir a espécie, que está ameaçada de extinção.

Em Cuiabá (MT), o evento "Índios e Afrodescendentes: valorização da diversidade cultural para uma sociedade sustentável" acontece de 18 a 22 de maio, em parceria do Centro Cultural Ikuiapá, uma unidade do Museu do Índio/FUNAI em Cuiabá, com o Centro Universitário de Várzea Grande. Na programação, palestras e sessões de filmes sobre a participação dos indígenas e afrodescendentes na formação do povo brasileiro e na contribuição de uma sociedade sustentável. Representando o Centro Cultural Ikuiapá, a Dra. Anna Maria Ribeiro F. M. Costa fala sobre o tema "O material e o imaterial: tecnologia indígena para uma sociedade sustentável".

DiaInternacionalMuseus2015 nova

Evento: "Aldeia de Histórias" e palestra "Repllantio de palmeiras jussara, um projeto de sustentabilidade Guarani"
Dias: 23 e 24 de maio, às 14 horas
Local: Museu do Índio - Rua das Palmeiras 55, Botafogo, RJ.

Evento: Índios e Afrodescendentes: valorização da diversidade cultural para uma sociedade sustentável
Dias: 18 a 22 de maio
Local: Univag – Centro Universitário de Várzea Grande - Avenida Dom Orlando Chaves, 2655 - Bairro Cristo Rei - Várzea Grande, Mato Grosso, CEP 78.118-900.

Palestras:
Título: O material e o imaterial: tecnologia indígena para uma sociedade sustentável
Palestrante: Dra. Anna Maria Ribeiro F. M. Costa (Centro Cultural Ikuiapá-Cuiabá/Museu do Índio/FUNAI e Univag – Centro Universitário)
Título: A presença da cultura africana no cotidiano dos brasileiros
Palestrante: Dra. Rosana Lia Ravache (Univag – Centro Universitário)
Título: Afrodescendentes: a educação escolar quilombola na perspectiva da diversidade cultural para uma sociedade sustentável
Palestrante: Mabel Strobel Moreira Weimer (Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande/MT e Univag – Centro Universitário)
Título: Índios e Afrodescendentes sob ótica da Legislação Brasileira: Constituição Federal, Lei 10.639/ 2003 e Lei 11.645/ 2008
Palestrante: Loyuá Ribeiro F. M. Costa

A Semana Nacional de Museus brasileira chega, neste ano, à sua 13ª edição com o tema "Museus para uma sociedade sustentável". Conheça a programação completa no portal do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM ou acesse: https://www.museus.gov.br/ibram-divulga-programacao-completa-da-13a-semana-de-museus/

Matérias relacionadas:

UNIVAG e Centro Cultural Ikuiapá na 13ª semana de museus