Página Inicial > Divulgação > Notícias > Dia do Índio no Museu do Índio

Dia do Índio no Museu do Índio

Dentro dos eventos alusivos ao aniversário dos 450 anos de fundação da cidade do Rio de Janeiro, o Museu do Índio, em Botafogo, destaca em sua programação

atividades com representantes da etnia Guarani do Rio de Janeiro. Toda a programação é gratuita.

Contação de histórias Guarani

Com o grupo Poesia Viral - participação especial do Guarani Alberto Alvares. Saiba mais.
De 13 a 30 de abril
Local: pátio do Museu do Índio
Horário: de terça a sexta-feira, às 10 e às 15 horas;
sábados, domingos e feriados, às 15h30min.

Cine Guarani Fotografia-Alberto Alvares-KaraiWilsonMoreira-Aldeia Biguacu SC-2013

Produções recentes dos cineastas indígenas Alberto Alvares, Miguel Vera Mirim, Marcelo Guarani e Lucas Benites sobre a presença dos Guarani Mbyá no Rio de Janeiro. Na foto ao lado, cena do documentário "Arandu Nhembo'e - Em Busca do Saber", do cineasta guarani Alberto Alvares. O documentário curta metragem "Arandu Nhembo'e - Em busca do saber", acompanha a busca dos jovens pelo nhandereko (modo de vida Guarani) na aldeia Yynn Morotin Werá - Terra Indígena de Biguaçu, SC.

Do mesmo diretor, será exibido "Karai ha'egui kunhã karai 'ete - Verdadeiros Líderes espirituais". O filme conta a história de vida do Sr. Alcindo Moreira, um importante líder espiritual Guarani, de 104 anos de idade, e de sua esposa D. Rosa Poty-Dja. O casal vive na Aldeia Yynn Moroti Werá , Terra Indígena de Biguaçu (SC). Realização do Observatório de Educação Escolar Indígena e da Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com o Museu do Índio/ FUNAI.

Do cineasta Lucas Benite - morador da Aldeia Sapucai(Angra dos Reis/ RJ), o público vai conferir "Arandu Ete". O filme chama atenção para a importância da preservação da cultura guarani. Na produção, o cineasta destaca a valorização da Casa de Reza e a relevância da continuidade das práticas de caça e confecção de armadilhas.

Também estão na  mostra os filmes “O Guerreiro” e “Casa de Reza”.  As duas produções , de 17 min cada uma, têm direção do cineasta guarani Miguel Vera Mirim, da Aldeia Mata Verde Bonita, Maricá/RJ.

De 14 a 30 de abril
Local: jardins do museu

Vivência de Língua Guarani

Com o Guarani Alberto Alvares - Oficina e aula de língua com exibição de filmes
De 16 a 26 de abril
Local: casarão do museu

DIA DO ÍNDIO (19 DE ABRIL) - DOMINGO: PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

. Mostra "Os Guarani no século XXI"

Exposição sobre o ritual Nimongarai, produzida a partir da realização do Inventário de Registros Culturais nas aldeias Mbyá do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Peças e fotos.
Abertura: 13 h
Até 30 de julho de 2015
Local: Espaço Kariók

. Mostra "Os Índios no Rio"

Imagens de cronistas do século XVI com cenas do cotidiano indígena no Rio de Janeiro.
Abertura: 13 h
Até 30 de julho de 2015
Local: Varanda do Museu

Contação de histórias Guarani

Com o grupo Poesia Viral - participação especial do Guarani Alberto Alvares
Horário:15:30

. Apresentação do coral Guarani

. Roda de conversa

Com os cineastas Guarani Mbyá do Rio de Janeiro: Alberto Alvares, Miguel Vera Mirim e Lucas Benites.

. Mostra "Ashaninka - o poder da beleza"

Local: Espaço Museu das Aldeias. Saiba mais.
Horário de visitação: de terça a sexta, das 9 às 17 h30min.;
sábados, domingos e feriados, das 13 às 17 horas.

TODA A PROGRAMAÇÃO É GRATUITA.

Rua das Palmeiras 55, Botafogo, Rio de Janeiro.

Mais informações sobre a programação nos telefones (21) 3214-8729 e 3214-8730.

Atendimento à imprensa no telefone (21) 3214-8705.

CS-10/04/2015