O Museu do Índio / FUNAI firmou, no final de 2014, contrato com a Superintendência de Patrimônio da União - SPU para uso gratuito do prédio situado à Estrada Velha da Tijuca nº77, no bairro da Usina, no Rio.
A SPU ofereceu ao museu dois andares do imóvel que sediou a Companhia Brasileira de Transportes Urbanos - CBTU.Com a aquisição desses 1.800 metros quadrados, o Museu do Índio pretende agora solucionar o seu problema de pouco espaço e usar o prédio histórico para expor mais o seu acervo - cerca de 18 mil objetos etnográficos - que não está completamente à mostra para o público.
A administração do Museu do Índio já iniciou os trabalhos de ocupação do novo espaço. Estão em fase de instalação os seguintes setores: almoxarifado, depósito de materiais de exposições para reutilização - um compromisso da instituição com a sustentabilidade - , laboratórios de conservação de objetos, além de salas de digitalização e de conservação de acervos fotográfico e documental. O local está abrigando, também, publicações da instituição e kits contendo material educativo de empréstimo às escolas.
Equipe do Museu do Índio, no novo espaço da Usina, dando início aos trabalhos de seleção de material de empréstimo para as escolas em 2015.
CS - 23/02/2015