Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

projeto antigos aldeamentos 04-2015 fotos paulo mumia 0012

Página Inicial > Divulgação > Notícias > Universidade do Estado encerra etapa de cursos de licenciatura para indígenas

Universidade do Estado encerra etapa de cursos de licenciatura para indígenas

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realiza neste sábado (02) em Barra do Bugres o encerramento da etapa presencial dos cursos de licenciatura em Pedagogia Intercultural; Línguas, Artes e Literatura; Ciências Sociais e Ciências da Matemática e da Natureza. 

As atividades terão início às 19 horas na Escola Agrícola. A Unemat atende cem acadêmicos indígenas de 32 etnias diferentes e 30 línguas distintas nos cursos que estão em andamento. Para o reitor da instituição, Adriano Silva, o compromisso é garantir a continuidade da formação indígena sempre respeitando a diversidade étnica e cultural de modo a assegurar a cidadania.

As aulas ofertadas ocorrem em etapas distintas. As aulas presenciais ocorrrem duas vezes por ano, e nesse momento os acadêmicos ficam alojados em Barra do Bugres em um processo intensivo de aulas. A segunda etapa ocorre nas aldeias e terras indígenas com a supervisão dos professores.

O governador Silval Barbosa ressaltou a importância de cursos que abrangem etnias indígenas e a importância da formação acadêmica de etnias. "A Unemat tem tido um papel muito importante na vida dos mato-grossenses, principalmente os indígenas, formando profissionais para o mercado de trabalho e valorizando a mão-de-obra que temos aqui no Estado, já que os profissionais se estabelecem profissionalmente por aqui. Os investimentos têm sido feitos nesse sentido, de melhorar cada vez mais õ ensino superior".

Os cursos ofertados pela Diretoria de Gestão de Educação Indígena são pioneiros no Brasil e na América Latina e incentivaram que outras universidades também passassem a oferecer cursos específicos e diferenciados para os povos indígenas.

Para o encerramento da etapa presencial, os alunos indígenas vão apresentar danças típicas e expôr as experiências do projeto de ensino aprendizagem na universidade.

A atividade de encerramento da etapa contará com as presenças de autoridades acadêmicas, como o reitor da Unemat, Adriano Silva, diretor de Gestão de Educação Indígena, Wellington Quintino, diretor político-pedagógico e administrativo do Campus de Barra do Bugres, Alexandre Porto, secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Rafael Bello, representantes da Secretaria de Educação, Prefeitura Municipal, autoridades civis e Fundação Nacional do Indío (Funai) que são parceiros na execução do projeto.

Sobre a Faculdade: o projeto pioneiro iniciou em julho de 2000 e já formou mais de 300 acadêmicos das turmas de 2006, 2009 e 2012, além de ter proporcionado cursos de pós-graduação para 94 acadêmicos, sendo desenvolvido no campus da Unemat em Barra do Bugres. A execução dos cursos é feita por meio de parcerias desenvolvidas com a Funai, Governo de Mato Grosso, por meio da Seduc, Secitec e também pela Prefeitura de Barra do Bugres.

Fonte: www.odocumento.com.br

02/02/2013 - 04h05
Da Redação