O II Encontro de Museus Indígenas em Pernambuco foi realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Universidade Federal daquele estado com apoio do Museu do Índio-RJ/ FUNAI.
O evento aconteceu de 03 a 05 de dezembro no campus Recife da UFPE, reunindo pesquisadores, curadores e gestores indígenas. Com a proposta de elaborar políticas públicas para a memória e patrimônio cultural deste segmento, os participantes falaram sobre as coleções etnográficas e as perspectivas dos museus indígenas no Brasil.
Na abertura do encontro, os participantes assistiram a conferência do diretor do Museu do Índio, José Carlos Levinho que falou sobre "O Museu do Índio e as ações colaborativas com os povos indígenas". Na palestra ele explicou como acontecem as parcerias da instituição com as associações indígenas. José Calos Levinho destacou as ações do Programa Índio no Museu e do Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas do Museu do Índio, que vem promovendo, desde 2007, oficinas de qualificação audiovisual, práticas de documentação nas aldeias pelos índios, publicação de livros com temática indígena e realização de exposições, entre outros projetos.
A museóloga Ione Couto, responsável pela Coordenação de Patrimônio Cultural do Museu do Índio, também esteve presente. Ela participou, ao lado de outros pesquisadores, do painel "Etnoarqueologia e etnomuseologia: reflexões sobre participação indígena em ações colaborativas na construção do conhecimento".
Comunicação Social/ MI
08/12/2014