O premiado escritor indígena Cristino Wapichana apresenta nos dias 06 e 13 de dezembro (sábados) às 16h, palestras sobre duas das suas mais recentes publicações, destinadas ao público infanto-juvenil.
A atividade vai acontecer no auditório do Museu do Índio, com entrada gratuita.
Nos encontros, o autor vai falar sobre os os saberes, mitos e tradições do povo Wapichana (RR), usando como cenário os livros " A onça e o fogo" e "Sapatos Trocados: como tatu ganhou suas grandes garras".
Sinopses
Em "A onça e o fogo" (ED. AMARILYS), Cristino Wapichana conta sobre o duelo travado entre uma onça e o fogo, em uma narrativa cheia de perigos e aventuras. A publicação foi vencedora, em 2007, do 4° concurso Tamoio de literatura pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Em "Sapatos Trocados: como tatu ganhou suas grandes garras" (ED. PAULINAS), o escritor narra a saga de um velocista que recebe um par de sapatos mágicos de presente de Tuminkery (criador de todas as coisas), para atuar numa missão especial: a de mensageiro oficial do reino animal.
O autor
Cristino Wapichana é natural de Boa Vista(RR) e mora no Rio de Janeiro. É instrumentista, compositor , escritor e cineasta premiado. Especialista em temática indígena, ele atua como palestrante em escolas e universidades, tendo, também, assinado a produção do Encontro de Escritores e Artistas Indígenas.
No dia 12 de dezembro, Cristino Wapichana recebe, no Rio de Janeiro, a Medalha da Paz, do Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes - CONINTER.
Comunicação Social/ MI
03/12/2014