Página Inicial > Divulgação > Notícias > Um olhar contemporâneo das artes indígenas

Um olhar contemporâneo das artes indígenas

O Museu do Índio/FUNAI, com patrocínio da Vale, apresenta, a partir do dia 2 de dezembro,  em São Luís (MA), a exposição Um olhar contemporâneo das artes indígenas.

A mostra, que conta com apoio da Fundação Vale, vai ocupar, até abril de 2015, o Centro Cultural Vale, no antigo prédio do Liceu Maranhense.

Sob a curadoria do antropólogo e diretor do Museu do Índio, José Carlos Levinho, a mostra reúne objetos, documentos e registros audiovisuais relativos às manifestações estéticas indígenas, destacando os povos do Maranhão como os Kaapor, os Guajajara, os Tembé e os Timbira. As coleções são de grande expressão artística e cultural e pertencem ao acervo do Museu do Índio.

"Muitos povos indígenas valorizam os objetos adornados, cujas técnicas de confecção e estilos se diferenciam entre si. Alguns são exímios ceramistas, outros se destacam na arte de esculpir em madeira e há, ainda, os que possuem um sistema de embelezamento e de se relacionar por meio do corpo com pinturas sofisticadas", explica o curador.

A apresentação do uso de adornos e da arte de desenhar dos povos indígenas do Maranhão é complementada, na exposição, pelos registros audiovisuais produzidos por pesquisadores Wajãpi, Asurini e Karajá, entre outros, no âmbito do Projeto de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas-PROGDOC, do Museu do Índio.

Braçadeira emplumada - etnia Guajajara (MA)

Auricular discóide vazado - etnia Canela (MA)

Inauguração: 2 de dezembro, terça-feira, às 10 horas
Visitação: de 3 de dezembro de 2014 a 24 de abril de 2015