Beleza: Diálogos e Confrontos é o tema do seminário que o Museu do Índio promove em outubro.
O assunto, já em destaque na exposição Ashaninka: O Poder da Beleza, ganha agora nova abordagem com a realização do evento.
Durante todo o mês serão realizadas palestras semanais, com a finalidade de estabelecer conexões entre o conceito de beleza predominante em nossa sociedade, sua construção, seu poder sobre as subjetividades e como a beleza é pensada pelos povos indígenas.
A beleza no envelhecimento, o culto ao corpo e a história dos padrões de beleza serão alguns dos temas analisados por antropólogos e pesquisadores, entre eles, a Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da UFRJ, prof. Bruna Franchetto, e a prof. Regina Muller, que desenvolve, na Unicamp, o projeto temático "Antropologia da Performance: drama, estética e ritual".
Realizado pelo Museu do Índio em parceria com o Núcleo de Doenças da Beleza da PUC-Rio, o seminário tem coordenação da vice diretora do MI, Arilza Almeida, e curadoria das professoras da PUC, Junia de Vilhena e Joana V. Novaes.
Os encontros serão realizados nos dias 8, 15, 22 e 29 de outubro (quartas-feiras) , sempre a partir das 19 h no Museu do Índio – Rua das Palmeiras, 55/ Botafogo.
Os interessados podem se inscrever pelo telefone 3214 8730, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 h ou no correio eletrônico
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
. Evento gratuito.
- dia 08/10
Uma mesma beleza?
Ieda Tucherman – Prof. do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ, pesquisadora do CNPq, autora do livro "Breve história do corpo e de seus monstros".
Bruna Franchetto – Prof. e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/ UFRJ. Coordena também , o Projeto de Documentação de Línguas Indígenas do Museu do Índio/ FUNAI e UNESCO. Autora de inúmeras publicações, além de assinar a organização do livro " Ikú Ügühütü Higei: Arte gráfica dos Povos Karib do alto Xingu com mestres Karib.
- dia 15/10
Tiranias da Beleza I: Abra os olhos e feche a boca
Joana V. Noaves – Prof. do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida. Coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza da PUC-Rio. Autora dos livros "O intolerável peso da feiúra" e "Com que corpo eu vou?" entre outros.
José Durval Cavalcanti de Albuquerque – Psiquiatra, psicanalista, menbro da International Federation of Psychoanalytic
- dia 22/10
O Poder da Beleza
Auterives Maciel – Filósofo, prof do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida. Autor do livro "Os pré-socráticos – a invenção da razão."
Regina Muller – Desenvolve o projeto temático "Antropologia da Performance: drama e ritual, pela USP/UNICAMP. Autora de inúmeros artigos e organizadora de várias publicações, entre elas "Performance, arte e antropologia".
- dia 29/10
Tiranias da beleza II. Há beleza no envelhecimento?
Junia de Vilhena – Psicanalista. Professora do Programa de Pós-Graduaçao em Psicologia Clínica da PUC/RJ. Coodenadora do Laboratório Interdisciplicar de Pesquisa e Intervenção Social da PUC/RJ .
Tania Dauster – Antropóloga. Prof. emérita da PUC/RJ. Coordenadora da pesquisa "Fundadores – a contrução da memória", da PUC/ RJ. Organizadora das publicações "Por que ler?" (FAPERJ/ LAMPARINA e "Etnografia e Educação".
Comunicacação Social / MI
24/09/2014