No período de 4 a 6 de setembro a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) organiza um encontro para discutir sua política de cotas para indígenas, a metodologia da reserva de vagas para os índios no próximo vestibular e ainda ações que buscam a permanência dos universitários índios na instituição.
O II Seminário para a Formulação das Diretrizes do Edital do Processo Seletivo Indígena 2013 acontece Amazônia Boulevard na cidade de Santarém, na região oeste do Pará, e conta com a presença de representantes das etnias localizadas no Tapajós.
O evento contará com palestras de estudantes indígenas da Ufopa e representantes de outras universidades da Amazônia que usam reserva de vagas para integrantes de etnias indígenas como a Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
“Vamos ampliar o debate com as comunidades acadêmica e indígena para discutir processos seletivos diferenciados e cursos de graduação específicos para indígenas”, explica a antropóloga Carla Ramos, que junto com a professora Myrian Barboza coordena a Comissão do PSE indígena 2013 da instituição.
Todas as universidades públicas do Pará têm cotas para índios
No último vestibular, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) ofertou 1200 vagas no seu processo seletivo, além de 50 vagas destinadas exclusivamente à candidatos indígenas.
Já a Uepa criou um curso de graduação específico em Licenciatura Intercultural Indígena que ofertou 100 vagas para índios das tribos Tembé, Suru e Gavião no campus da universidade em São Miguel do Guamá, no nordeste do estado.
Por outro lado, a Universidade Federal do Pará (UFPA) oferta a cada ano duas vagas extras em todos os cursos mantidos pela instituição especificamente para estudantes de origem indígena. Em 2012, foram 352 vagas.
A Universidade Federal Rural do Pará (UFRA) também mantém reserva de vagas à estudantes indígenas. A cada vestibular um percentual de vagas é destinado a alunos da rede pública em proporção ao número total de inscritos. Do total de vagas ofertadas por este tipo de cotas, 20% é para estudantes autodeclarados negros ou pardos e 5% aos que se declaram índios. No último processo seletivo 20 estudantes indígenas participaram da seleção.
Serviço
Evento sobre o processo seletivo para índios na Ufopa
4 a 6 de setembro
Amazônia Boulevard, em Santarém
Mais informações pelo telefone (93) 2101-6519 e pelo e-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
.
A programação completa está disponível no site da universidade (www.ufopa.edu.br).