Por meio de debates e oficinas, o "Seminário Etnohistória, História Indígena e Educação: as possibilidades na escola", promovido pelo Laboratório de História Indígena (LABHIN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pretende estimular a troca de experiências entre pesquisadores, acadêmicos e professores da educação básica sobre as questões indígenas. O Seminário será realizado nos dias 5 e 6 de novembro, no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
O evento é voltado para pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação da área das ciências humanas, lideranças indígenas, professores indígenas e não-indígenas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até dia 29 de outubro pelo site http://labhin.ufsc.br/seminario/.
No primeiro dia de evento será ministrada a oficina sobre a Lei 11.645/08, que trata da obrigatoriedade da inclusão da história e da cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar. Discussões sobre questões relativas ao ensino da história indígena na teoria e na prática estão entre os tópicos da oficina.
Completando a programação, três debates estão programados, entre eles "Educação Escolar Indígena no Estado de Santa Catarina - diferentes olhares" e "Etnohistória e História Indígena: a pesquisa auxiliando as práticas na escola".
Na tarde de terça-feira, 6 de novembro, acontece o lançamento do livro "Etnohistória, História Indígena e Educação: contribuições ao debate", organizado pela professora coordenadora do LABHIN, Ana Lúcia Vulfe Nötzold e pelo pesquisador Sandor Fernando Bringmann.
O I Seminário de Etnohistória, História Indígena e Educação conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Secretaria de Educação Continuada e Diversidade (SECAD) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), através do Edital 001/2009 do Observatório da Educação Escolar Indígena.
Mais informações: http://labhin.ufsc.br