Programação terá mesas temáticas, apresentação de trabalhos e filmes.
Ao final, um documento será produzido e entregue às autoridades.
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Santarém promove de 20 a 23 de novembro a I Semana de Saúde Indígena do Oeste do Pará. Na programação, realizada de 10 às 12h, no auditório central do campus, haverá mesas temáticas, apresentação de trabalhos e exibição de filmes relacionados à temática indígena. A entrada é franca e aberta ao público interno e externo da instituição.
No evento serão abordados os seguintes temas: “Política nacional e regional da saúde indígena”; “Formação profissionalizante e agentes de saúde indígenas”; “Medicina tradicional indígena e foco no Oeste do Pará”; “Acasai e a saúde indígena no oeste do Pará’’ e “Academia e o debate da saúde indígena nos projetos políticos pedagógicos nos cursos da Uepa’’.
Representantes da Secretaria de Estado e Saúde do Pará, Secretaria de Saúde Indígena e outras instituições ligadas à qualidade de vida dos índios vão participar das mesas de debate e discussões.
Para o coordenador geral da programação, prof. Petrônio Lauro Teixeira, a Semana aborda um assunto que merece atenção. ”Nós tínhamos vários eventos relacionados aos indígenas no Oeste do Pará e em nenhum momento foi citado a saúde. O discurso ocorre de maneira muito fragilizada. Diante disso, entendemos a necessidade da discussão e teremos várias mesas temáticas sobre a saúde indígena”, explica.
Ao final da programação, os participantes produzirão documentos baseados na temática da saúde indígena, no qual deverão apontar melhorias, soluções e alternativas. Os documentos serão encaminhados à secretaria municipal, estadual de saúde e aos coordenadores de curso da Uepa.