Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

projeto antigos aldeamentos 04-2015 fotos paulo mumia 0012

Página Inicial > Divulgação > Notícias > Conhecimentos indígenas sobre a pesca no Tiquié entram em cartaz em Manaus

Conhecimentos indígenas sobre a pesca no Tiquié entram em cartaz em Manaus

O Museu da Amazônia (Musa) lança nesta terça-feira (6/11), duas exposições: a primeira tem como tema sapos, peixes e musgos. A segunda, em parceria com o ISA, intitula-se Peixe & Gente no Alto Rio Negro: conhecimentos indígenas sobre a pesca. A festa de abertura começa às 16h

A primeira mostra Sapos, Peixes e Musgos – a vida entre a terra e a água na Reserva Ducke, aborda o universo dos animais e plantas que vivem entre os ambientes aquáticos e terrestres na Amazônia e a presença desses seres no imaginário das populações locais do passado. Ocupa uma tenda de 300m2 instalada no Jardim Botânico e conta com elementos apresentados ao vivo na própria floresta como briófitas e áreas de nidificação de sapos.

Já Peixe & Gente no Alto Rio Negro: conhecimentos indígenas sobre a pesca trata da cultura e das tradições dos povos Tukano e Tuyuka, que habitam o Alto Rio Tiquié, no noroeste amazônico. O acervo a ser exibido vai ocupar uma área de cerca de 1 000 m2 na Reserva Florestal Adolpho Ducke, em Manaus, e estará distribuído em um pavilhão e em duas tendas montadas no meio da floresta. O objetivo é contribuir para a valorização dos saberes indígenas, por meio de seu patrimônio material e imaterial, expresso em suas armadilhas de pesca, cerimônias e cozinha.

Os paineis ilustrativos sobre os principais mitos da cosmologia Tukano, relacionados com os peixes e ilustrados pelo artista indígena Feliciano Lana, os paineis sobre espécies de peixes encontradas na região do Tiquié, as armadilhas de pesca (algumas construídas por artesãos indígenas no próprio local) e uma cozinha indígena, com artefatos trazidos de várias comunidades dessa região do Rio Negro, irão encantar os visitantes.

A mostra é uma parceria do Musa com o ISA (Instituto Socioambiental) e as organizações indígenas do Médio e Alto Rio Tiquié, Acimet (Associação das Comunidades Indígenas do Médio Tiquié), Aeity (Associação Escola Indígena Tukano Yupuri) e Atriart (Associação das Tribos Indígenas do Alto Rio Tiquié ). Inspira-se no livro PeixeeGente no Alto Rio Tiquié, conhecimentos tukano e tuyuka, organizado pelo antropólogo Aloisio Cabalzar, do Programa Rio Negro do ISA, e nos trabalhos desenvolvidos com os Agentes Indígenas de Manejo Ambiental (Aimas) de associações locais do Rio Tiquié, em parceria com o ISA, desde 2005, ano de lançamento do livro.

Aprovado pela Lei Rouanet, o projeto da exposição conta com o patrocínio da Bemol (Benchimol Irmão e Cia) e Sociedade Fogás Ltda. A curadoria é de Aloisio Cabalzar, a cenografia do artista plástico Zeca Nazaré, as fotografias e documentários de Juan Gabriel Soler e conta ainda com a participação do artista indígena Feliciano Lana e dos artesãos Tarcísio Borges Barreto (Tukano), Domingos Prado Marques (Tukano), Guilherme Pimentel Tenório (Tuyuka), José Pimentel (Tukano) e Luciano Barbosa (Makuna).

Serviço

A Reserva Florestal Adolpho Ducke situa-se na rodovia AM-10, km 26, a 25 km a leste do centro de Manaus e as exposições podem ser visitadsa de terça a domingo das 8h às 12h e das 13h às 16:30h. O agendamento com escolas deve ser feito pelo telefone: (92) 81312453.