As aulas iniciam em fevereiro e beneficiaram primeiro as comunidades indígenas do Milho, Campo Alegre, Cabeceira do Truaru, Morcego e Vista Alegre
A Prefeitura de Boa Vista está desenvolvendo o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, do Governo Federal, nas comunidades indígenas de Boa Vista. O Programa inclui ações de articulações e mobilizações, que já foram feitas, e ações de encaminhamento e monitoramento dos usuários aos cursos de formação inicial e continuada.
Os técnicos da Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges) estiveram nas 15 comunidades indígenas de Boa Vista no período de 15 de outubro a 2 de novembro realizando a mobilização das pessoas, apresentando o programa e identificando quais os cursos solicitados.
Os cursos serão desenvolvidos em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As capacitações serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
As aulas têm previsão para iniciarem em fevereiro de 2013, beneficiando primeiramente as comunidades indígenas do Milho, Campo Alegre, Cabeceira do Truaru, Morcego e Vista Alegre.
De acordo com Inês Cristina, superintendente de Desenvolvimento Social da Semges, os cursos solicitados pelas comunidades foram de auxiliar administrativo, operador de computador e corte e costura.
“Este trabalho tem uma importância muito grande, pois é muito difícil levar esse trabalho para as comunidades indígenas, por fatores de estrutura e logística. Mas, conseguimos articular com nossos parceiros do sistema S. Esta é uma oportunidade única, pois além de capacitar e qualificar, ajuda as pessoas a serem inseridas no mercado de trabalho”, destacou.