Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

projeto antigos aldeamentos 04-2015 fotos paulo mumia 0012

Página Inicial > Divulgação > Notícias > Indígenas de Cacoal, RO, apresentam curta-metragem em Brasília, DF

Indígenas de Cacoal, RO, apresentam curta-metragem em Brasília, DF

O curta-metragem é baseado na lenda da 'Origem da Lua – Gatkat'.
Em Brasília, os alunos terão 1h para expor vídeo e explicar fundamento.

Alunos indígenas da Escola Celso Ferreira da Cunha, distante cerca 10 quilômetros de Cacoal (RO) viajarão até Brasília (DF), para apresentar trabalho classificado no Concurso Roteiro, Escola e Cinema. Em setembro, os alunos estiveram em Salamanca, na Espanha para apresentar o projeto.

Em Salamanca na Espanha, o aluno da 8º série Pabikyt Cinta Larga, de 14 anos, que é o protagonista do curta, apresentou o vídeo no Congresso Ibero-Americano de Línguas, para convidados de 17 países. “Me senti muito importante estando na Espanha, pois conheci pessoas influentes do país e uma nova cultura”, afirmou Pabikyt.

No domingo (18), os quatro alunos que participaram do curta-metragem, acompanhados do orientador do projeto, professor Geraldo Gabliel, de 49 anos, e da coordenadora Fabrícia Miler, de 26 anos, seguirão para Brasília onde terão 1h para apresentar o vídeo e explicar o seu fundamento. O evento será realizado no salão cinco do Hotel Brasília Imperial, local onde ocorrerá um Congresso do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo).

“Ficamos felizes. Como a escola fica muito distante de Cacoal, nós somos esquecidos. Com esse prêmio nossa auto-estima melhorou, professores estão querendo vir trabalhar aqui, e isso é gratificante, pois a rotatividade de profissionais na escola é muito grande devido à distância”, desabafou a professora.

A aluna Pagueka-Kup Cinta Larga, 12 anos, que também participou do curta-metragem, avaliou que foi bom participar do projeto. “Além de ficarmos conhecidos internacionalmente, tivemos a oportunidade de mostrar um pouco mais sobre a nossa cultura. Estou muito ansiosa com a viagem a Brasília, ainda não conheço a capital do Brasil, estou contando as horas”, disse ansiosa.

O curta-metragem conta a história amorosa entre os primos que se envolvem, mas que tem medo de serem castigados pelo Deus Indígena Wura. Os alunos se basearam na lenda Indígena 'Origem da Lua – Gatkat', para produzirem o roteiro que foi premiado.