A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou, na tarde desta terça-feira, 31, o resultado do Processo Seletivo para Povos Indígenas 2012, cujas provas ocorreram no último dia 15 de janeiro. Foram 23 estudantes classificados em 17 cursos da Instituição. Com o resultado do Processo 2012, o número de indígenas que a UFPA já recebeu chega à 320.
A Universidade reservou duas vagas em cada curso de graduação aos candidatos que comprovassem pertencimento a alguma etnia. Este é o terceiro ano que a Universidade realiza o processo específico para indígenas. Este ano, o PSE Indígena totalizou 64 candidatos inscritos, sendo que a maior demanda foi pelo curso de Medicina da capital do Estado, Belém, com seis estudantes concorrendo as duas vagas. As vagas sem demanda são automaticamente extintas.
UNIVERSITÁRIOS - Os indígenas classificados devem aguardar a publicação do edital de habilitação no site do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (Ciac), no endereço www.ciac.ufpa.br, para ter informações sobre o vínculo institucional e matrícula. “É importante a atenção dos candidatos indígenas em relação à habilitação, visto que se um candidato perder o prazo, ele perde a vaga”, ressalta Marilucia Oliveira.
De 1982 a 2011, ingressaram 297 estudantes indígenas na UFPA, sendo que 113 deles ingressaram por um dos sistemas de cotas adotados pela Instituição. Em 2008, foram cinco aprovados; em 2009, foram seis candidatos indígenas aprovados; em 2012 o número subiu para 53 com a criação de cota específica para povos indígenas e em 2011 foram 49 calouros de origem indígena na UFPA.
Fonte: www.planetauniversitario.com