Página Inicial > Divulgação > Notícias > Paresis de Mato Grosso são destaque no Museu do Índio

Paresis de Mato Grosso são destaque no Museu do Índio

O Museu do Índio inaugurou um novo espaço para exposições chamado “Muro do Museu”. Localizado na área externa de suas instalações, o espaço foi aberto com uma exposição de fotos de índios Paresi, realizadas por Milton Guran, antropólogo e professor da Universidade Cândido Mendes. O trabalho foi patrocinado pelo Museu do Índio e pela Funai, e realizado ao longo do ano 2000, na Terra Indígena Paresi, no Mato Grosso.

A abertura da exposição contou com a presença de representantes dos Paresi, entre eles, Daniel Cabixi, chefe de atividades produtivas, administrativas e executivas da regional de Tangará da Serra, e Maria Helena Azomezokerô, chefe do posto indígena Cabeceira do Sacre. Além do diretor do Museu, José Carlos Levinho, e o Cônsul geral da Alemanha, Stephan Krier, estiveram presentes cerca de 60 pessoas. O objetivo do novo espaço é divulgar o material visual inédito do acervo do Museu, aproveitando a visibilidade de sua fachada.

Os índios Paresi, pertencentes à família lingüística Aruak, formam uma população de aproximadamente 1.200 pessoas. A exposição ficará a mostra até o final de março, com entrada gratuita.