Página Inicial > Divulgação > Notícias > Dia do Índio

Dia do Índio

Quando os portugueses aqui chegaram, encontraram uma terra que já tinha dono: os índios. Mas com o passar dos anos, eles foram perdendo espaço e hoje têm apenas um dia para serem homenageados.
Este 19 de abril serve também lembrar toda a influência que eles até hoje têm na nossa cultura, no nosso dia-a-dia. O Museu do Índio não podia ficar de fora dessa data.

Os Nambiquaras, um grupo que vive na Chapada dos Parecis, em Mato Grosso, apresentam “A dança da festa da moça”, um ritual feito pelos homens, esta tarde, a partir das 15h, com entrada gratuita.

RJTV: As danças são apenas parte das atrações. O que mais o visitante do museu irá encontrar neste Dia do Índio?
Arilza Nazareth de Almeida, vice-diretora do museu: No momento, nós temos uma exposição sobre os índios Xavantes, uma mostra fotográfica. Temos uma exposição permanente feita juntamente com os Wajãpi, nós trabalhamos em parceria com eles, um povo do Amapá. E temos o museu com fotos Pareci, as ambientações... É um espaço que vale a pena conhecer.