Página Inicial > Divulgação > Notícias > apeba (CE) prestigia inauguração de “Tempos de Escrita”

apeba (CE) prestigia inauguração de “Tempos de Escrita”

Pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro, Francisco Alves do Reis (Tapeba/CE)  aproveitou a oportunidade para conhecer o Museu do Índio e prestigiou a inauguração, na quarta-feira, dia 06 de junho, da exposição "Tempos de Escrita”, no Espaço Muro do Museu.

Após visitar a mostra “Tisakisu: Tradição e Novas Tecnologias da Memória”, no Espaço Museu das Aldeias, Francisco comentou a importância da divulgação da cultura indígena para que as pessoas entendam que ser índio hoje é bastante diferente da visão “folclorizada”, senso comum.

Segundo ele, as pessoas ainda se espantam quando vêem que uma aldeia tem aparelhos eletrônicos e que os índios têm acesso à internet e se vestem com roupas comuns.

O índio Tapeba contou que sua aldeia em Caucaia, Fortaleza, tem população estimada em 6.000 habitantes e que a área, de 5000 hectares, é alvo de constante disputa com posseiros e estrangeiros. A comunidade possui uma escola, com cerca de 60 professores contratados pelo Estado, que ensinam a história e cultura indígenas.

Francisco diz que os Tapeba, aos poucos, absorvem os costumes de outras culturas, mas isso não significa que as tradições indígenas foram perdidas. Segundo ele, os líderes da comunidade compreendem a importância da preservação dos costumes e realizam palestras e apresentações em escolas da região para a divulgação de sua cultura.