Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

projeto antigos aldeamentos 04-2015 fotos paulo mumia 0012

Página Inicial > Divulgação > Notícias > Censo 2007 chega a aldeias indígenas

Censo 2007 chega a aldeias indígenas

Os recenseadores do IBGE começam nesta semana a visitar as comunidades indígenas em diversas localidades brasileiras. Nesta terça-feira os Censos 2007 vão visitar as aldeias de Parati, no Sul fluminense. Uma equipe de recenseadores irá à comunidade local de índios Guarani, uma das mais numerosas do Estado do Rio de Janeiro, com cerca de 180 pessoas. Segundo o Censo 2000, vivem em Parati cerca de 256 indígenas.

Ainda de acordo com o levantamento de 2000, no Brasil vivem perto de 735 mil índios, que representam cerca de 0,4% da população brasileira. Eles estão distribuídos em 225 sociedades indígenas. Há também 63 referências de índios ainda não-contatados, além de existirem grupos que estão solicitando o reconhecimento de sua condição indígena junto ao órgão federal competente.

Para os Censos 2007, todas as aldeias indígenas presentes nos municípios com mais de 170 mil habitantes serão visitadas para atualização dos dados populacionais. Para isso, segundo um comunicado do IBGE, foi montada uma estrutura logística. No Amazonas, estado com o maior contingente indígena do Brasil, as aldeias da etnia Wimiri Atroaris serão visitadas pela primeira vez.

No Pará, que conta com mais de 50 aldeias em seu território, foram alugados aviões para chegar em áreas mais distantes do estado, como na fronteira com a Guiana, onde os recenseadores podem permanecer vário dias, de acordo a distância dos setores que devem visitados. Estados como Roraima, Mato Grosso do Sul e Bahia também estão em fase de finalização deste trabalho.

 

Agência O Globo