Página Inicial > Divulgação > Notícias > Os saberes dos índios

Os saberes dos índios

Petrobras Cultural selecionou “Ritude Enari”, iniciativa que vai promover cursos, palestras e exposições sobre cultura indígena

Da Editoria

O Projeto “Ritude Enari” - A Oficina do saber, apresentado pelo Museu Rondon em parceria com a Asamur – Associação dos Amigos do Museu Rondon, foi um dos 263 projetos contemplados pelo Programa Petrobrás Cultural 2006/2007. Ao todo, o Petrobrás Cultural recebeu 7.392 projetos de diferentes regiões do País.

O Ritude Enari, que no idioma dos índios Bororo de Mato Grosso significa “A casa onde se faz arte”, levará á escolas públicas da região da grande Cuiabá, Cursos, palestras e exposições sobre as culturas indígenas. Além de levar aos estudantes e funcionários dos estabelecimentos de ensino a oportunidade de conhecer mais sobre os povos indígenas do estado, o projeto irá proporcionar a jovens indígenas que vivem atualmente na cidade, uma forma de renda (no sistema bolsa de estudos) e a oportunidade de ensinar para a sociedade não-indígena trabalhos como o artesanato e a cestaria realizadas em suas aldeias, através dos cursos ofertados pelo Projeto.

A experiência das diferentes realidades e o fato de estarem entre a aldeia e a cidade são essenciais para o Projeto, pois esses jovens estarão contribuindo para um aprendizado mútuo e a não estereotipação dos povos indígenas, que por vezes acontecem pela falta de contato com a cultura tradicional, que será apresentada também através das palestras e exposição do acervo do Museu Rondon, que se tornará itinerante.

O Museu Rondon está em fase de captação da verba para a realização do Projeto de reforma e revitalização do seu prédio, projeto também aprovado pela Petrobrás Cultural, na seleção 2005/2006, que aguarda o fim da greve dos servidores do Ministério da Cultura para continuar os trâmites de execução

Programa:
Ao total serão destinados R$ 60 milhões para o programa de patrocínios culturais da Petrobrás na seleção 2006/2007. Somente cinco Estados não tiveram qualquer agraciado: Roraima, Rondônia, Tocantins, Amapá e Mato Grosso do Sul. O Resultado foi anunciado na semana passada e a coordenação geral do projeto será da responsabilidade de Arali Dalsico. Também participam da sua execução Antonio João de Jesus, Naine Terena e Etani Jesus Barbosa. (com assessoria)

Diário de Cuiabá / Edição nº 11868
www.diariodecuiaba.com.br