Página Inicial > Divulgação > Notícias > Documentação de Línguas e Culturas Indígenas ganha mais um parceiro no Rio

Documentação de Línguas e Culturas Indígenas ganha mais um parceiro no Rio

O Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica para a Criaçã

o de Acervos de Documentação Lingüística - Fundação Nacional do Índio/Museu do Índio e o Instituto Max Planck de Psicolingüística, ganhou mais um parceiro. O Museu Nacional/UFRJ aderiu ao projeto, no dia 04/10 (quinta-feira), em solenidade na Quinta da Boa Vista.

O acordo tem por objetivo criar acervos modernos para documentar e preservar as línguas indígenas brasileiras que, atualmente, correm grande risco de desaparecimento. Em destaque, a criação no Museu do Índio/FUNAI, no Rio de Janeiro, de um Centro para Registros Lingüísticos que abrigará o Acervo Digital de Línguas Ameaçadas do programa DOBES – Dokumentation Beedrohter Sprachen – que contribui com os pesquisadores que atuam na área de documentação lingüística e cultural. No Brasil, cerca de 85% das línguas faladas em 1500 não existem mais, e, atualmente, são apenas 170 línguas com tamanho mediano de 200 falantes, sendo que muitas delas tem menos de dez.

Fonte: ACS/ Museu do Índio