Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

projeto antigos aldeamentos 04-2015 fotos paulo mumia 0012

Página Inicial > Divulgação > Notícias > Instituto Raoni preserva cultura registrando em vídeo...

Instituto Raoni preserva cultura registrando em vídeo...

Brasília - A preservação da cultura a indígena e a promoção do desenvolvimento sustentável da comunidade são os objetivos principais do Instituto Raoni, criado pelo cacique Raoni em 2001. Uma das formas de alimentar o acervo são os vídeos das festas e dos trabalhos produzidos por indígenas, segundo informou o coordenador do Instituto, Patxon Mentuktire.

Em entrevista ao programa Amazônia Brasileira, da Rádio Nacional, Mentuktire disse que vários projetos como o da castanha, de apicultura e extração do óleo de Copaíba foram implantados nas comunidades. “A comunidade precisa de projetos como esses. Assim as futuras gerações continuam com os trabalhos.”

Com a divulgação dos trabalhos, Patxon Mentuktire disse que as comunidades querem que todas as festas sejam filmadas. As imagens são passadas como sessão de cinema e depois distribuídas nas comunidades. “Muitas pessoas vão assistir aos vídeos. Eles ficam olhando, apontam quando alguém aparece e ficam rindo. É muito legal”, afirmou.

Mas ele alertou que as invasões de grileiros e pescadores nas terras indígenas continuam e cobrou do governo punição aos infratores. “Somos uma sociedade diferente, de cultura diferente. Acho bonito existir várias culturas, várias línguas cada um com seu dialeto e crença. Cada um merece ser respeitado pelo outros. A gente só sobrevive dentro daquele território. Se acabar com aquela terra, acaba com a gente também.”